

No ano anterior, enquanto o mercado de automóveis no Reino Unido registou o seu recorde negativo de vendas das últimas três décadas, os carros elétricos foram contra a tendência, marcando um bom +40% em comparação com 2021. A participação de mercado subiu de 12% para 17%.
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A gasolina e o diesel, por outro lado, perderam participação, com a demanda por óleo automotivo seguindo em conjunto. Os carros elétricos superaram os emplacamentos de carros a diesel, embora a gasolina ainda permanecesse em primeiro lugar. Pelo menos por enquanto, esperando por 2030, ou até antes.
A situação também se repete em outros países, como na India, onde embora a eletrificação tenha começado tarde, os analistas estão otimistas: os combustíveis tradicionais atingirão o pico da demanda já em 2030, contra uma previsão inicial que falava de 2040 como mínimo. Isso se deve aos investimentos que fabricantes e empresas estão fazendo no ecossistema de carros elétricos, como Tata, Mahindra e outras empresas que pretendem instalar 22.000 pontos de carregamento até 2030, inclusive nas rodovias.