Com base em dados de 2022 da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e da UK Competition and Markets Authority do Reino Unido, estudos apontam uma queda significativa nas vendas de gasolina e diesel. Segundo os especialistas, o grande responsável por essa queda são os veículos elétricos.
No ano anterior, enquanto o mercado de automóveis no Reino Unido registou o seu recorde negativo de vendas das últimas três décadas, os carros elétricos foram contra a tendência, marcando um bom +40% em comparação com 2021. A participação de mercado subiu de 12% para 17%.
LEIA MAIS > Usina de etanol em Paranaíba – MS vai gerar 3 mil empregos
A gasolina e o diesel, por outro lado, perderam participação, com a demanda por óleo automotivo seguindo em conjunto. Os carros elétricos superaram os emplacamentos de carros a diesel, embora a gasolina ainda permanecesse em primeiro lugar. Pelo menos por enquanto, esperando por 2030, ou até antes.
A situação também se repete em outros países, como na India, onde embora a eletrificação tenha começado tarde, os analistas estão otimistas: os combustíveis tradicionais atingirão o pico da demanda já em 2030, contra uma previsão inicial que falava de 2040 como mínimo. Isso se deve aos investimentos que fabricantes e empresas estão fazendo no ecossistema de carros elétricos, como Tata, Mahindra e outras empresas que pretendem instalar 22.000 pontos de carregamento até 2030, inclusive nas rodovias.