O Centro-Sul do Brasil nesta safra 2020/21 deve moer mais de 600 mi t de cana, o que se aproximará do recorde de 618 mi t da safra 2015/16 estima a JOB Economia e Planejamento.
“No caso do açúcar, o Centro-Sul deve consumir em torno de 8,20 mi t nesta safra. Isto é aproximadamente 21% do total de açúcar a ser produzido nesta região. O consumo de açúcar no mercado interno do Centro-Sul representa 77% do total consumido no País”, afirma Júlio Maria M. Borges, sócio-diretor da consultoria.
O consultor ressalta que o mercado interno de açúcar não tem sido um componente dinâmico do lado da demanda e o baixo crescimento da população, aliado a atitudes de consumo voltadas para uma alimentação mais saudável, ajudam a entender este comportamento.
Com a pandemia, o consumo direto pelo consumidor em casa teve crescimento expressivo em detrimento do consumo indireto de produtos industrializados e deve representar algo em torno de 4,2 mi t por ano.
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Borges destaca que o açúcar cristal, mais barato que o refinado, representa a maior parte do consumo de mercado interno estimado em 8,2 mi t. O alimento é consumido diretamente nas cidades do interior do Brasil e por indústrias de alimentos e bebidas de porte médio e pequenas.
Ele afirma que os preços do açúcar cristal, produzido pelas usinas em sacas de 50 kg, considerados de melhor qualidade (Tipo A) e o açúcar de qualidade inferior (Tipo B) variam muito ao longo da safra. No primeiro caso, o açúcar Tipo A de cor entre 130-180 ICUMSA (medida internacional de cor) tem seu preço calculado pelo índice ESALQ – USP. Já o açúcar Tipo B de cor até 250 ICUMSA tem seu preço calculado pela JOB Economia e Planejamento.
“Temos observado que o desconto de preços do açúcar Tipo B em relação ao açúcar Tipo A varia muito entre as safras e ao longo das safras. Atualmente o desconto médio da safra 2020/21 é de 8,2%, com variação semanal entre 2% e 15%. Nas últimas cinco temporadas o desconto médio de safra variou entre 3,3% e 7,5%”, esclareceu.
Borges ressalta ainda que o desconto de preços entre açúcares de qualidade diferente é uma oportunidade comercial relevante que se apresenta para o mercado. “A negociação do desconto do açúcar Tipo B em contratos de compra e venda de açúcar pode alavancar os ganhos da intermediação do produto e os ganhos do empacotador independente”, conclui.