A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) participou de uma missão internacional nesta segunda-feira (12/12), no Estado de Illinois, Estados Unidos.
A delegação foi liderada pelo diretor Cláudio Jorge de Souza e contou com a participação das superintendentes de Exploração, Marina Abelha, e de Produção de Combustíveis, Patrícia Baran.
A equipe esteve na IIlinois State Geological Survey (ISGS) – parte do Prairie Research Institute, da Universidade de Illinois – e realizou visita técnica às instalações do National Sequestration Education Center.
Segundo Souza, a missão teve por objetivo conhecer as práticas e lições aprendidas em projetos de captura e armazenamento geológico de carbono associados à produção de etanol de milho, em alinhamento à importância crescente que o tema da transição energética vem adquirindo.
“Tal iniciativa da ANP se torna ainda mais relevante com o avanço das discussões legislativas sobre o tema de Captura, Utilização e Estoque de Carbono (CCUS e CCS), e com a perspectiva da Agência vir a ter novas atribuições relacionadas a esse tema. Importante destacar que, no Brasil, já existe grande potencial para aplicação da tecnologia de CCS, especialmente na região Centro-Oeste do país, que, além de ser produtora de etanol de cana-de-açúcar, atualmente conta com uma produção crescente proveniente do milho, bem como em áreas offshore, que, apesar de ser outro ambiente, deverá seguir a mesma a técnica“, completou.
LEIA MAIS > Como corrigir e nutrir o seu solo para obter maior longevidade no canavial
Captura e armazenamento de carbono, do termo em inglês carbon capture and storage (CCS), é o processo de captura de dióxido de carbono (CO2), transportando-o e armazenando-o. O armazenamento pode ser realizado em campos depletados, cavernas de sal ou estruturas geológicas. Usualmente, o processo de CCS inclui captura de CO2 é de grandes fontes pontuais, como uma usina, e então seu armazenamento em uma formação geológica subterrânea, em aquíferos salinos profundos. O objetivo é evitar a liberação de CO2 com a intenção de mitigar os efeitos das mudanças climáticas.