A Czarnikow acaba de concluiu o primeiro financiamento de uma operação comercial de açúcar com taxas atreladas a critérios sustentáveis, no total de US$ 16 milhões, para originação de 50 mil toneladas de açúcar da Usina Santa Terezinha.
Foi a primeira vez que um empréstimo “verde” a uma operação comercial de açúcar foi vinculado a critérios sustentáveis. O crédito foi concebido pelo OCBC Bank, com sede em Cingapura e exigiu o compromisso de sustentabilidade de toda a cadeia de suprimentos de açúcar até os consumidores finais, incluindo a transportadora China Navigation Company e a refinaria Central Sugars Refinery (CSR), da Malásia, responsável pela comercialização da commodity.
LEIA MAIS > Exportações brasileiras de açúcar aumentaram 91,5% em julho
As empresas envolvidas fazem parte do Programa Vive, criado pela Czarnikow e pela Intellync, em 2015 e que estabelece metas de sustentabilidade e social medidas por processo de pontuações.
Segundo Robin Cave, CEO da Czarnikow, o envolvimento de toda a cadeia que participa da comercialização do açúcar, garante transparência sobre a originação do produto e seus caminhos, uma demanda das indústrias de alimentos.
“Em conversas, clientes finais multinacionais interessados em sustentabilidade queriam garantir que o fornecimento dos ingredientes fosse correto, queriam controle da cadeia de fornecimento”, afirmou Cave, em entrevista ao Valor, comentando que nos próximos anos este tipo de financiamento será normal nos negócios.