Relatório recente da DATAGRO indica que “Há considerável quantidade de cana ainda no campo aguardando processamento até o final de março”. No período inicial de janeiro, a moagem de cana no Centro-Sul do Brasil apresentou um notável crescimento de mais de 152% em comparação ao mesmo período de 2023.
Ao longo da safra 2023/24, foi observado um aumento de 18,9% em relação ao mesmo intervalo da temporada anterior, com destaque para a presença significativa de cana a ser processada nos próximos meses, conforme dados da consultoria.
LEIA MAIS >Safra do Norte e Nordeste atinge 45,86 milhões de toneladas de cana
Apesar do desempenho positivo nos últimos dois meses, a perspectiva das usinas em relação à quantidade de cana a ser esmagada na safra 2024/25 diminuiu, especialmente diante da janela de moagem no primeiro trimestre deste ano. Isso ocorre caso as condições climáticas permaneçam favoráveis às operações de colheita.
Desde 1º de abril, a produção de etanol registrou um aumento expressivo de quase 15%, enquanto a produção de açúcar apresentou um avanço notável de 148% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme evidenciado na análise da DATAGRO.