Durante a abertura do 28º Show Tecnológico Copercampos, nesta terça-feira (27), o diretor presidente da cooperativa, Luiz Carlos Chiocca, surpreendeu ao anunciar investimentos robustos de mais de R$ 200 milhões para a construção de uma usina de etanol em Campos Novos – SC.
Com o apoio da empresa Lindner Techno Systems, a usina será capaz de produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro anualmente, impulsionando a economia local e promovendo a diversificação agrícola na região.
O projeto inclui a utilização de milho e trigo como principais matérias-primas, com uma composição de 85% de milho e 15% de trigo, garantindo uma produção sustentável e eficiente.
LEIA MAIS > Açúcar: Preços reagem à entrega e curto prazo segue confortável
Além da produção de biocombustíveis, a usina da Copercampos planeja fabricar DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), utilizado na produção de rações, com uma capacidade impressionante de 25 mil toneladas por ano.
Para atender à demanda, a usina prevê uma produção anual de óleo superior a 1,5 mil toneladas, além de gerar energia elétrica na ordem de 15 GWh por ano, contribuindo para a matriz energética limpa e sustentável.
A construção da usina está programada para começar no primeiro semestre deste ano e deverá ser concluída em um prazo de 24 meses. A estimativa é que sejam gerados mais de 100 empregos diretos com a nova unidade.