Os contratos futuros de açúcar nº 11 se fortaleceram na última semana, passando de 23,4 c/Ib no início da semana para 24,3 c/Ib no fechamento de sexta-feira (14).
“Após várias semanas de atividade reduzida, tanto os consumidores quanto os produtores estiveram ativos na última semana, com os consumidores adicionando cerca de 9 mil lotes de novas posições e os produtores adicionando 6,6 mil lotes de posições vendidas”, afirmou a analista da Czarnikow, trading britânica de alimentos e serviços, Tabasoom Watak.
LEIA MAIS > Como maximizar a fabricação de açúcar diante dos desafios da safra 2023?
Ela ressalta que os especuladores de açúcar bruto abriram mais de 4 mil lotes de posições vendidas e fecharam cerca de 1,5 mil lotes de posições longas.
“Com os contratos se fortalecendo ligeiramente em toda a linha, na última semana, a curva nº 11 permanece invertida em 2024 e 2025. Os preços do açúcar refinado nº 5 estão em tendência de alta há algumas semanas, chegando a 685,7 USD/mt na sexta-feira”, disse.
Segundo a analista, os especuladores de açúcar refinado vêm diminuindo suas posições de especificações líquidas há meses desde abril, apesar do mercado atingir os preços mais altos da década.
LEIA MAIS > Estratégias de balanços para aumento de moagem e mix açucareiro
Assim, após a expiração dos futuros nº 5, os especuladores aumentaram suas posições de especificação líquida em 3.000 lotes na última semana, elevando o total de posições de especificação líquida para pouco mais de 17.000 lotes.
“Com o fortalecimento geral dos contratos, a curva futura nº 5 permanece invertida até dezembro de 2024”, afirmou.
Tabasoom informa ainda que o prêmio de açúcar branco V/V aumentou para 149,5 USD/mt, um aumento de 14 USD em relação à semana anterior.
“Muitos refinadores de reexportação precisam de cerca de US$ 110-120/mt acima do No.11 para produzir açúcar refinado, então o atual prêmio branco é suficiente para encorajar isso”, concluiu.