Investir na comunicação interna foi a saída encontrada pela direção da Usina São Luiz, para integrar e aproximar os cerca de 2.400 colaboradores de sua unidade na cidade de Ourinhos, interior paulista.
Através do programa “Reatando Laços”, a usina implementou uma nova dinâmica no relacionamento com os funcionários. A estratégia, além de aproximar os colaboradores, assegurou a conquista do prêmio MasterCana Social 2022, na categoria Comunicação e Relacionamento.
Promovido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) em parceria com a ProCana Brasil, a premiação tem como objetivo incentivar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas do Brasil, que contribuam para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.
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Em 2021, a direção da São Luiz observou uma deficiência na comunicação interna da usina, que atingia apenas 14% dos seus funcionários. Para alterar esse cenário, foi elaborado um calendário de ações com campanhas em datas comemorativas, conscientização, segurança e saúde no trabalho, sustentabilidade, meio ambiente e sobre acontecimentos internos.
Entre agosto de 2021 a maio de 2022 foram investidos R$ 152.759,60 (cento e cinquenta e dois mil, setecentos e cinquenta e nove reais e sessenta centavos). A usina contratou uma agência como apoio para desenvolvimento de mídias digitais (imagens, cartazes, vídeos, entre outros), de modo a oficializar a comunicação, garantir a padronização de acordo com a marca, e abranger maior público interno.
Na campanha de prevenção à covid-19, por exemplo, foi implementado um vacinômetro, que auferiu o percentual de 99,9% de vacinados na USL.
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“Aqui na usina, acreditamos que a construção e o crescimento constante da empresa só são possíveis através da energia de cada um dos nossos colaboradores. Por isso, tínhamos o desafio de ampliar o alcance da comunicação, facilitando a aproximação com os funcionários, visando incluí-los na cultura da empresa e estreitando os laços, de forma a aumentar o engajamento e, principalmente, o acesso à informação, elemento fundamental para os negócios. Em apenas um ano saltamos de um engajamento de menos de 15% para mais de 90%”, comenta Adriana Quagliato, diretora Financeira da Usina São Luiz.