Usinas

Comissão para transição energética debate inclusão do biogás na matriz energética

( Divulgação: Sanepar/ Agência Câmara de Notícias)
( Divulgação: Sanepar/ Agência Câmara de Notícias)

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para estudar iniciativas para a transição energética debate na terça-feira (6) a inserção do biogás/biometano na matriz energética brasileira.

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que solicitou o debate, destaca que a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil poderia substituir 70% do consumo nacional de óleo diesel. “Em vez disso, o biogás representa menos de 0,1% da matriz energética brasileira”, afirma o parlamentar.

Ele acrescenta que a geração a partir do biogás reúne atributos necessários ao sistema elétrico, como a capacidade de produção quando o sistema mais precisa, possibilidade de armazenar e alto fator de capacidade, além da geração em localidades aonde a rede elétrica não chega ou é precária.

LEIA MAIS > Preço da gasolina e do etanol baixa menos de 1% em todo o país em janeiro

“Nesta audiência pública, pretende-se conhecer as experiências nacionais já implantadas e analisar a viabilidade econômica de replicar tais modelos de produção no país”, destacou Jardim à Agência Câmara de Notícias).

O debate será realizado às 14h30, no plenário 9.

Para assistir ao vivo, acesse o Youtube da Câmara dos Deputados: https://lnkd.in/dxPxWdet

Banner Revistas Mobile