O Encontro Cana Substantivo Feminino, que aconteceu na quinta-feira, 30 de março, contou com a presença de 16 colaboradoras da Diana Bioenergia, que foi uma das patrocinadoras do evento e também teve algumas profissionais como personagens do livro Mulheres da Cana-de-açúcar, escrito pela jornalista Luciana Paiva.
O evento é uma homenagem às profissionais do setor e abre espaço para que as mulheres debatam sobre práticas e tecnologias que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio.
Também é uma oportunidade para apresentarem o trabalho que realizam e para discutirem ações para aumentar a presença feminina no agronegócio.
LEIA MAIS > Jalles inicia safra com foco em segurança desempenho e produtividade
A edição deste ano contou com várias atrações, as colaboradoras, Simone, Carolina, Monise, Simara, Isabele, Tania, Ana Cláudia, Salete, Cintia, Damiani, Fernanda, Regiane, Jéssica, Sabrina, Mara, Bruna e as acionistas Renata e Camila Junqueira puderam desfrutar de um dia recheado de informações e experiências. Até Test drive em um dos tratores da marca Valtra as colaboradoras puderam fazer.
Neste ano, o evento destacou muito o empoderamento feminino e o aumento de mulheres nas usinas, um setor com atuação predominantemente masculina. Além disso, houve o lançamento do livro “Mulheres da Cana-de-açúcar”, no qual a presidente do Conselho da usina, Renata Junqueira tem sua história de vida contada.
Renata também foi uma das palestrantes do dia, e abordou o tema “O que setor sucroenergético vem fazendo para aumentar a presença feminina nas unidades”.
Ela contou que a Diana Bioenergia vem caminhando desde 2016 com um projeto chamado “Mulheres de Energia” e que além do projeto, a usina vem tomando várias medidas, todas essas medidas resultaram em números extremamente importantes.
LEIA MAIS > Usina São Domingos investe na modernização e ampliação de sua capacidade de produção
A Diana Bioenergia possui mulheres trabalhando em todos os setores, tendo atualmente 900 colaboradores ativos, sendo 180 deles mulheres.
De acordo com sua diretoria, o lema que a empresa prega é que o lugar da mulher é onde ela quiser. “A empresa quer aumentar ainda mais esses números e vem implantando novas ações para isso”.
Na ocasião, foi exibido um vídeo falando sobre esse crescimento de colaboradoras e contou um pouco da história de algumas delas que ocupam posições antes ocupadas exclusivamente por homens. Os relatos contados ali tiraram palmas e lágrimas do público.
Ao final do evento o lançamento do livro foi realizado e as colaboradoras que tiveram suas histórias contadas, Jéssica Cagliari, Mara Silva, Bruna Vedoato, Ana Claudia de Oliveira e a presidente do conselho, Renata Junqueira, receberam um exemplar do livro.
Confira o vídeo exibido no evento: