A Cocal foi vencedora no 3º Prêmio Udop/Embrapa de Boas Práticas Ambientais, na categoria “Economia Circular”, com o projeto “Explorando o máximo potencial da cana-de-açúcar: Um estudo de caso da planta de biogás da Cocal”.
A entrega dos troféus ocorreu durante o painel magno do 6º Seminário Udop de Inovações, em Araçatuba – SP.
“O prêmio é fruto de um trabalho realizado com muita sinergia entre todas as áreas da Cocal, mostrando que a empresa já é uma das referências do setor sucroenergético brasileiro quando se trata de reaproveitamento dos resíduos gerados na produção do etanol e do açúcar para produção de biocombustíveis e energia”, declara Felipe Tsuyoshi Isaac Kurihara, coordenador de gestão ambiental da Cocal.
LEIA MAIS > Usina Ferrari aposta em plataforma de monitoramento que otimiza transporte de vinhaça e reduz custos
O projeto ganhador aborda o conceito de economia circular adotado pela Cocal na produção do biogás em sua planta de Narandiba – SP.
A partir do aproveitamento dos resíduos industriais, são gerados o biometano e energia elétrica, e após isso, as matérias utilizadas ainda voltam para as áreas agrícolas como biofertilizantes. Essa prática também será promovida em Paraguaçu Paulista -SP, onde a empresa anunciou recentemente a construção de uma nova planta de biogás. Além da Cocal, também venceram o prêmio:
LEIA MAIS > Moagem de cana atinge 595 milhões de toneladas na região Centro-Sul
Categoria – Uso sustentável de fertilizantes
Santa Terezinha – Unidade Rondon com o projeto “A vinhaça localizada”
Categoria – Conservação do solo e da água
Bevap Bioenergia com o projeto “Colheita do amanhã: Como o piloto automático está transformando a conservação do solo na Bevap”
Durante o painel, a Cocal também recebeu o certificado de participação e o selo Udop de Boas Práticas Ambientais, que reconhece o excelente trabalho das associadas no âmbito da sustentabilidade, conforme os princípios do ESG (em inglês, Ambiental, Social e Governança), aplicados em áreas agrícolas e industriais.