
O Grupo Clealco anunciou nesta segunda-feira (22), o closing de uma transação que marca definitivamente sua reestruturação, possibilitando à companhia solucionar quase na totalidade a dívida em recuperação judicial e garantindo a manutenção de sua capacidade produtiva sem a necessidade de vender UPIs (Unidades Produtoras Independentes).
Na transação, já homologada nos autos da RJ, a Clealco obteve via DIP Finance valor que contempla cerca de 80% do referido passivo, e terá cinco anos para liquidação do crédito, considerando um período inicial de carência.
A negociação durou aproximadamente dois anos e foi conduzida pelo management da Clealco conjuntamente com a área de finanças corporativas da Czarnikow Group, contratada para buscar junto à Companhia alternativas definitivas para o seu endividamento, em linha com o Plano de Recuperação Judicial aditado em junho/20.
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Este é o ápice do processo de transformação da Clealco, que em uma ampla estratégia de reestruturação retomou a rentabilidade da empresa, alcançando resultados históricos que somam mais de R$ 350 milhões em lucro líquido nos últimos três exercícios.
A transação consolida o atual modelo de gestão da empresa, norteado por uma cultura de valorização e desenvolvimento de pessoas, e na construção e implementação de ações focadas na excelência operacional, geração de valor e sustentabilidade do negócio.
Gustavo Henrique Rodrigues, CEO do grupo, destaca que “a trajetória recente de superação da Clealco será uma referência de verdadeira e rápida recuperação, onde saímos de um cenário operacional e financeiro extremamente crítico para a conclusão de uma transação que reduz expressivamente a alavancagem financeira da empresa, possibilitando novos avanços que garantam um crescimento sustentável”.
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“A Clealco tem como grande diferencial as pessoas, um time que teve papel decisivo nesta transformação, se destacando pela competência, engajamento e pelo exemplo de resiliência. O sentimento de corresponsabilidade que permeou nossas ações ao longo dos últimos anos fez com que a Clealco se fortalecesse frente às adversidades e registrasse sucessivos resultados recordes. Somase ainda a integridade e transparência que sempre tivemos junto aos stakeholders, mantendo uma forte relação com os parceiros, em especial os produtores de cana-de-açúcar”, destaca Rodrigues.
Na safra atual, a Clealco irá incrementar sua moagem chegando a sete milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume que supera em mais de 70% o atingido na safra 19/20, quando ainda estruturava-se o aditamento ao seu Plano de Recuperação Judicial, atingindo assim a capacidade efetiva das plantas industriais.
“Com a contínua evolução de performance que temos alcançado nas operações e a manutenção da geração de caixa em alto patamar, estamos plenamente confiantes de que este marco da nossa transformação vai nos impulsionar a ser ainda maiores”, conclui.
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Frente a este histórico momento, que simboliza a transformação e a perpetuidade da Clealco, a marca da empresa foi modernizada pela primeira vez em 42 anos, em um amplo projeto de rebrand.
A nova marca preserva as cores originais que são fortes características da Clealco, e que foram escolhidas pelos fundadores por representarem a energia e a paixão pela companhia, além de atualizar elementos visuais importantes, transmitindo leveza, inovação e dinamismo ao símbolo do grupo.
“A nova marca da Clealco valoriza a coragem e pioneirismo, perseverança e resiliência dos seus fundadores, reconhecendo também o legado que tem sido mantido de forma veemente pelos atuais conselheiros de Administração da companhia; ao mesmo tempo, reflete a transformação e o propósito do negócio. Liderar o time Clealco neste caminho de desenvolvimento e sucesso são motivos de enorme orgulho, e não poderia haver momento melhor para modernizarmos nossa marca”, ressalta o CEO.