O programa Energia Feminina Cevasa começou a ser germinado em 2019 e nasceu durante a safra 20/21 com o objetivo de aumentar o quadro feminino na empresa, e mais do que isso, com o intuito de valorizar e contribuir com o crescimento da mulher dentro da organização.
“Identificamos a baixa representatividade das mulheres em nossa empresa, principalmente nas áreas operacionais e de liderança. Então, criamos o programa para mudar este quadro”, afirmou Aline Oliveira, supervisora de Pessoas & Administração da Cevasa.
O foco da iniciativa é preencher no mínimo 10% das vagas abertas a cada mês, com a contratação de mulheres. Assim, a usina já conseguiu inserir mulheres no setor operacional agrícola, como operadoras e motoristas. Também foi possível promover durante a temporada 20/21 três mulheres para cargos de liderança. Além disso, as mulheres têm benefícios adquiridos como convênios com maternidades, cartão exclusivo para mulheres, licença maternidade de cinco meses, privilégio materno e sala de descanso feminino.
LEIA MAIS > Lockdown prolongado preocupa setor
As mulheres também tem evento anual exclusivo para elas, como o realizado no dia das mulheres, com atividades para conhecerem umas às outra e para desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e união.
Atualmente, a Cevasa conta com 94 mulheres contratadas e essas contratações acontecem ao longo de todo o ano, conforme a necessidade da empresa.
“É muito gratificante ver o sucesso das nossas integrantes contratadas, o que nos mostra que estamos no caminho certo com esse programa. A nossa busca é constante no aumento e crescimento de mulheres no setor sucroalcooleiro, afim de extrair o melhor da energia feminina”, conclui Aline.
As interessadas em participar do programa podem enviar um e-mail para a companhia e deverão inserir no assunto da mensagem “ENERGIA FEMININA” e enviar o currículo para [email protected].