Usinas

CerradinhoBio inaugura novo Centro Administrativo

A sede foi construída em Catanduva, no noroeste de São Paulo

Luciano Sanches Fernandes, D. Neide Sanches Fernandes, Silmara Sanches Fernandes e Andréa Sanches Fernandes
Luciano Sanches Fernandes, D. Neide Sanches Fernandes, Silmara Sanches Fernandes e Andréa Sanches Fernandes

O “Espaço José Fernandes”, um novo centro administrativo da CerradinhoBio foi inaugurado no dia 20 de abril, com a presença de autoridades, fornecedores, parceiros, colaboradores e convidados.

O descerramento da placa inaugural foi feito pela matriarca da família, Neide Sanches Fernandes com a participação do presidente do Conselho de Administração, Luciano Sanches Fernandes e das conselheiras, Silmara Sanches Fernandes e Andréa Sanches Fernandes.

Em seu pronunciamento, Luciano lembrou a trajetória da família que há mais de 5 décadas atua no setor de bioenergia. Ressaltou as transformações vividas neste período e enfatizou o atual momento da empresa que hoje concentra seus negócios nas regiões sudeste e centro-oeste do país, empregando 2082 trabalhadores diretos e outros 2090 indiretos.

LEIA MAIS > Plantio Vertical, que proporciona ganhos de produtividade de até 44%, será apresentado em Ribeirão Preto -SP

Em Goiás e Mato Grosso do Sul, a Cerradinho tem unidades industriais para processamento de milho e de cana-de-açúcar para fabricação de etanol, além de cogeração de energia e outros produtos.

Presente em Chapadão do Céu – GO, desde 2009, a CerradinhoBio, tem capacidade para processar, individualmente, 6,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Em 2019, a companhia ampliou o parque industrial com a construção da Neomille, empresa que tem no milho a matéria-prima para produção de etanol. A unidade passou recentemente por uma expansão que foi concluída em fevereiro deste ano, totalizando investimentos de quase R$ 300 milhões.

Com os investimentos realizados, a unidade aumentou a sua capacidade de processamento para 860 mil toneladas de grãos por ano, equivalente a uma capacidade de moagem anual de 4,5 milhões toneladas de cana, produzindo também DDGs para ração animal e óleo de milho, além de iniciar a produção de etanol anidro.

LEIA MAIS > Agrishow homenageia pesquisadora da Embrapa por sua contribuição ao agro brasileiro

Durante o discurso, Fernandes também demonstrou a relevância dos novos investimentos como a construção da segunda unidade da Neomille, em Maracaju – MS, cujo total investido supera R$ 1 bilhão. Quando estiver em operação, a nova planta deve processar 600.000 mil toneladas de milho por ano ou um volume equivalente a 3,1 milhões toneladas de cana; sendo já preparada para duplicar sua moagem na segunda fase. A previsão é de que a primeira fase das obras seja concluída no final deste ano.

Além das unidades industriais, a família Sanches Fernandes também atua no setor logístico por meio da Cerradinho Log com um terminal rodoferroviário construído para o transbordo de etanol a partir de Chapadão do Sul – MS, para os principais centros de distribuição.

LEIA MAIS > Em ascensão no mercado agrícola, os benefícios dos bioinsumos serão debatidos no CANABIO 2023

Comunicou, ainda, que uma série de investimentos na área imobiliária na região de Catanduva estão para ser anunciados pela VIIV Empreendimentos Imobiliários – outro ramo de atuação da família – e desafiou Catanduva a acompanhar o novo ciclo de desenvolvimento em curso no Estado de São Paulo. A empresa é considerada um importante player no setor e detém projetos nos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Andrea Sanches Fernandes destacou em seu pronunciamento, o papel do Instituto Sanches Fernandes de atuar nas comunidades onde estão inseridos com projetos voltados para a promoção da saúde, educação e assistência social através de ações de impacto positivo. “Como família empresária queremos deixar um legado na nossa comunidade, visando sempre o bem comum e o crescimento sustentável”, enfatizou.

Em seguida, a conselheira, Silmara Sanches Fernandes, agradeceu e falou aos presentes da gratidão à ancestralidade dos avós paternos e maternos e, aos pais, Neide Sanches Fernandes e José Fernandes, que abriram os caminhos que até hoje são trilhados. “Acreditamos no humanismo competente, na união, na ética, no trabalho, na inovação e na valorização de cada colaborador. Por isso, hoje estamos felizes em compartilhar esse momento com pessoas especiais que nos motivam a continuar”, disse.

LEIA MAIS > Primeiro mês da safra 2023/24 registra alta no preço do cristal branco em SP

Para detalhar a concepção do projeto do Centro Administrativo, foi convidado o diretor responsável pela coordenação da obra, Caio Fernandes Dias. Ele ressaltou que o empreendimento foi planejado para unificar todas as áreas e processos, antes descentralizados.

“A partir de agora todo o gerenciamento dos negócios da família estará integrado. Isso vai otimizar o tempo, ampliar a conexão entre as pessoas e fortalecer a identidade de cada colaborador com a empresa”, ressaltou.

Planejado sob a ótica da sustentabilidade, o projeto do Centro Administrativo foi concebido dentro de parâmetros ambientais em todo seu escopo. Tudo alinhado às melhores práticas construtivas da atualidade e também aos valores ESG da Cerradinho; estacionamento arborizado, adoção de piso de concreto que mantém a permeabilidade do solo, painéis fotovoltaicos, reservatório de retardo de águas de chuvas, sistema de ar-condicionado inteligente e sistema de iluminação em LED são alguns exemplos da estrutura do local.

LEIA MAIS >Mercado futuro de açúcar fecha com cotação recorde em Nova York

“Tudo foi 100% pensado para garantir o bem-estar das pessoas, com espaços confortáveis, funcionais e amplos”, salientou Dias.

A cerimônia de inauguração contou ainda com uma homenagem feita pelos integrantes da terceira e quarta geração da família à matriarca, Neide Sanches Fernandes. Também foram homenageados o diretor Caio Fernandes Dias e sua esposa, Ana Carolina Queiroz Dias, pela dedicação durante a fase de edificação da obra.

O prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, esteve presente ao evento e fez um breve discurso. Ele parabenizou a empresa e enfatizou a extensa colaboração da Cerradinho para o município e para a região noroeste de São Paulo, desde a sua fundação, em 1969. Salientou o número e a qualidade dos empregos gerados e a atuação na área social com participação ativa em dezenas de projetos comunitários.

Ao final da cerimônia o Padre Jonas Pimentel deu uma benção e felicitou a todos pelo empreendimento. Como parte das atividades da noite os convidados participaram de uma visita guiada para conhecer as novas instalações do prédio e, em seguida, foi servido um coquetel no “Espaço de Convívio”.

O Centro Administrativo Cerradinho está situado à Rua Martinho Canozo, 663, em Catanduva – SP.

Banner Evento Mobile