
Em cerimônia que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a CB Bioenergia recebeu a licença que permite a instalação de uma usina na cidade de Santiago – RS.
A nova unidade usina será a primeira unidade no Estado a produzir etanol a partir de cereais (centeio, cevada, milho e trigo).
A previsão é de um investimento inicial de R$ 100 milhões e começo da operação da usina até o final deste ano. Além do combustível, a fábrica também produzirá ração úmida para animais.
LEIA MAIS > Ipiranga investe para ampliar fornecimento de combustível no Nordeste
Com capacidade para produzir 10 milhões de litros de etanol por ano, ou 35 mil litros por dia, a empresa vai reduzir a dependência gaúcha da produção deste tipo de fonte de energia de outros Estados e também será mais uma opção para os agricultores gaúchos comercializarem os grãos da safra de inverno.
A fábrica será construída em três módulos, e para 2027, os investimentos deverão chegar à casa dos R$ 400 milhões.
Isso vai mudar a matriz produtiva do Estado, que importa hoje 100% do etanol do Sudeste e do Centro-Oeste.
Esse primeiro módulo da usina, que deve entrar em operação ainda este ano, serão processados 26 mil toneladas de trigo por ano, produzindo 10 milhões de litros de etanol, 8 mil toneladas anuais de ração DDG para animais e 8 mil toneladas de CO2.
LEIA MAIS >Usina Agropéu recebe Road Show da Transformação Digital

Nessa segunda etapa, serão mais 40 mil toneladas de ração por ano e 40 mil toneladas de CO2 anuais. Ao todo, chegará a 250 empregos diretos, sem contar nos indiretos, com transporte de trigo, do etanol e da ração.