
O aumento da demanda por equipamentos agrícolas traz boas perspectivas para o setor em 2022. Esta é a expectativa de Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, líder mundial na fabricação de máquinas para construir infraestrutura.
Segundo Renosto, dos 25% de equipamentos fabricados pela empresa e destinados ao setor agrícola, “pelo menos a metade é voltada para o setor canavieiro. É um mercado muito forte para nós, um setor muito importante”, disse.
De acordo com Renosto, o mercado está comprador. “Apesar de toda a dificuldade que a pandemia trouxe, essa crise lá fora, o mercado está comprador. Nós estamos tendo uma demanda muito forte, e 2022 vai ser bem melhor que 2021, o que chegou a ser uma surpresa, pois por conta da pandemia, imaginávamos um enfraquecimento da demanda. No entanto, nesses três anos (20/21/22) ela vem crescendo muito forte. Então estamos vivendo um momento bastante positivo”, avalia.
LEIA MAIS > DATAGRO afirma que consumo de combustíveis do Ciclo Otto volta a crescer

“Demonstraremos como ajudamos a reduzir os custos totais de propriedade e operação de nossos clientes enquanto aumentamos o tempo de atividade de seus equipamentos, para que eles possam continuar realizando o trabalho de forma sustentável e lucrativo”, conclui Renosto.
Na linha de equipamentos, entre as novidades, a Caterpillar mostra a Mini carregadeira Cat® 226B3 e as Mini escavadeiras Cat 302.7 e 303.5.
LEIA MAIS > Usinas do Centro-Sul devem focar na produção de etanol, afirma Platts Analytics

Também apresenta, em primeira mão, três novos produtos para o mercado brasileiro. A Motoniveladora Cat 140GC e a Carregadeira Cat 950GC são máquinas que oferecem um equilíbrio ideal entre desempenho e custos de operação e propriedade. A manutenção é bastante facilitada e o custo por hora de operação é bem reduzido.
Outro lançamento é a Escavadeira Hidráulica Cat 320GX, fácil de operar e pronta para o trabalho pesado com menor custo. Com esta máquina é possível obter até 15% de redução no consumo de combustível e até 20% menos custos de manutenção em comparação com os modelos anteriores.
Além dos modelos da marca Cat, a Caterpillar também leva para a feira suas motoniveladoras e carregadeiras marca SEM.