Usinas

Case da Usina Caeté é debatido em evento da agroindústria canavieira

Evento foi promovido pela Universidade Federal de Alagoas e a STAB Regional Leste

Case da Usina Caeté é debatido em evento da agroindústria canavieira

Durante a 37ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-açúcar de Alagoas, no último dia 6 de julho, na abertura do evento, o case da Usina Caeté foi apresentado pelo engenheiro mecânico, André Enders, que destacou os procedimentos adotados pela usina para evitar a quebra de flange de moenda.

De acordo com o engenheiro mecânico, há cerca de sete anos, através de um projeto iniciado para minimizar o problema recorrente, ele e sua equipe iniciaram as buscas pela solução ideal. “Precisávamos de explicações para os acontecidos que causavam muitos transtornos operacionais e prejuízos! Utilizamos alguns elementos de um trabalho da Atvos, algo que eles faziam e nós não! Juntando a isso veio o torque adequado que hoje utilizamos e que foi fornecido por uma empresa que contratamos!”, salientou.

LEIA MAIS > Volkswagen e Raízen inauguram eletropostos de recarga rápida

Durante a palestra, o engenheiro mecânico apresentou as mudanças realizadas pela equipe da Usina Caeté ao longo dos anos. “Adequamos projetos, materiais, mas principalmente os procedimentos de montagem de flanges de moenda que trouxeram-nos o resultado de três safras sem ocorrência de quebra de parafusos ou flanges nas moendas.”

Enders acrescentou que o trabalho apresentado no simpósio não seria possível sem o comprometimento de toda a equipe da compannhia. “Como gestor, vinha conduzindo o trabalho, mas o resultado é da equipe, pois mudamos completamente os procedimentos e todos se empenharam, sem colocar obstáculos e realizando com todo capricho e atenção necessários.”

O diretor Agroindustrial, Luiz Magno Brito, o superintendente Agroindustrial, Mário Sérgio Matias, o gerente industrial da Caeté, Matriz, Cláudio Tyrrasch, o gerente industrial da Unidade Marituba, Aldevan Júnior, e vários outros colaboradores do Grupo Carlos Lyra das duas usinas de Alagoas participaram do evento.

LEIA MAIS > “Queridinhos da vez” ganham destaque nos planos das usinas

O XXVIII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-açúcar de Alagoas foi promovido em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB) Regional Leste e ocorreu de 06 a 08 de julho, no Centro de Convenções de Maceió.