O desenvolvimento da cana regenerativa em ambientes desafiadores, como é o caso da U.S.Sugar, com plantações no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, que possibilita diminuir maquinário nos campos e otimizar uso de combustíveis/ emissão de gases, comprova o potencial econômico e a viabilidade de se investir nessa técnica de cultivo.
Anualmente, a empresa planta, colhe e processa mais de 8,5 milhões de toneladas de cana, cultivada em uma área superior a 100.000 hectares, produzindo cerca de 850.000 toneladas de açúcar refinado, o que torna a U.S. Sugar o maior produtor totalmente integrado de cana e de açúcar dos Estados Unidos.
O ambiente lá, apesar de apresentar maior potencial produtivo do que a maioria das áreas do Brasil, é muito exigente, o que torna a busca pela cana regenerativa cada vez mais necessária.
LEIA MAIS > Conheça as práticas regenerativas que mantém a maior usina de cana dos Estados Unidos
“Sem sombra de dúvida, apesar das diferenças no ambiente de produção, muitas das práticas implementadas pela U.S. Sugar em solo norte-americano, podem agregar valor, se utilizadas também nos ambientes encontrados aqui em solo brasileiro”, assegura Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar.
A cientista é uma das participantes do webinar WarmUp CANABIO23 – Em Busca da Cana Regenerativa, que acontece nesta quarta-feira, 10 de maio, às 19hs (Brasília), no canal JornalCana do YouTube, e aquecerá os motores sobre a busca da cana regenerativa.
Rogério Augusto Bremm Soares, diretor agrícola na BP Bunge Bioenergia e João Ulisses de Andrade, diretor da AGR.cana completam o time de palestrantes do webinar de hoje, trazendo uma prévia do que será apresentado presencialmente pelos palestrantes no CANABIO23 a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP.
Para assistir, basta clicar no link https://bit.ly/warmupcanabio23.
CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa
Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.
A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).
O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do Solo, Nutrição & Maturação Vegetal + Foliar, Controle Biológico & Manejo Integrado de Pragas, CANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.
O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:
- Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
- Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
- Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área
#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.