A ficha da eletrificação a qualquer custo na questão de mobilidade, aos poucos parece que vai caindo e o mercado vai descobrindo que a solução para transição energética certamente passará por uma planta chamada cana-de-açúcar.
Questões relevantes levantadas pela ala de pesquisas com atenção para a metodologia de análise do ciclo de vida do “poço à roda”, apontam que a cana tem potencial e que o setor sucroenergético do Brasil pode assumir o protagonismo deste ambicioso processo de descarbonização com metas e prazos cada vez mais céleres para serem cumpridos.
Os desafios para se chegar a esse protagonismo são imensos e não podem abrir mão do conhecimento e da informação para que esse objetivo seja atingido. Com base neste princípio, a ProCana Brasil divulga o seu calendário de eventos 2024, que prevê a realização de cursos, seminários, palestras e webinars, e eventos com conteúdo dos mais relevantes, trazidos p5elas principais referências do setor bioenergético do Brasil, assim como também personalidades do cenário internacional.
LEIA MAIS > Ingenio Aguaí: Liderando a sustentabilidade e a inovação na indústria sucroenergética 4.0
Nos meses de maio (dias 22 e 23), agosto (dia 14) e setembro (dias 18 e 19) serão realizados os cursos do SINATUB, elaborados para compartilhar conhecimentos e melhores práticas em tecnologias, equipamentos, acessórios, sistemas, projetos e normas do processo agroindustrial. Nestas edições serão realizados cursos nas áreas de “Balanço de Massa e Energia”, “Fabricação de Açúcar”, “Tratamento de Caldo”, “Fermentação, Destilação e Levedura”, “Caldeiras, Vapor, Energia e Biogás”, “Extração & Manutenção Industrial” “Fermentação, Destilação e Levedura” e “Automação e Gestão Industrial Inteligente”.
Nos dias 19 e 30 de junho será a vez do CANABIO24 – Cultivando a Cana Regenerativa, através do qual serão compartilhados conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cultura canavieira, com foco na busca pela cana regenerativa, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática.
Os meses de agosto (12) outubro (21) e novembro (7) estão reservados para a premiação mais cobiçada do setor bioenergético, o prêmio MasterCana, que desde 1988, prima pelo reconhecimento das mais expressivas lideranças políticas e empresariais do setor que destacaram o desenvolvimento, justiça social e preservação ambiental como base do tripé de sustentação do setor bioenergético.
LEIA MAIS > Bioeletricidade gerada com bagaço cresce 14% em 2023
O mês de novembro tem ainda reservado para os dias 05 e 06, a realização do inédito Seminário de Usinas de Alta Performance Agroindustrial Norte/Nordeste.
Para o diretor da ProCana Brasil, o jornalista Josias Messias, “o conhecimento é base de toda transformação e poder auxiliar na transmissão desse conteúdo tão rico é que nos impulsiona, pois acreditamos na sustentabilidade e desenvolvimento que a cana pode proporcionar”, afirmou.
Está matéria faz parte da edição de fevereiro/março do JornalCana. Para ler, clique aqui.