
A Bunge Brasil exportou 41,6 mil metros cúbicos (m3) de etanol hidratado em um único navio pelo Porto de Paranaguá (PR) no mês de junho.
Segundo a empresa de agronegócio, trata-se da maior operação de exportação de etanol realizada até hoje por ela no país e um recorde para o Porto de Paranaguá, que desde 2009, não registra um carregamento desse volume do produto.
O navio, de bandeira maltesa seguiu para o mercado indiano e levou quatro dias para o carregamento total.
O etanol exportado será usado como matéria prima na produção de químicos, para composição de tintas, concreto e fertilizantes.
“A Bunge coordenou com eficiência toda a operação logística. Trata-se de uma operação complexa, que envolve alinhamento com parceiros, desde a saída do produto das usinas, passando pela organização do fluxo de caminhões tanque, até o carregamento do etanol no navio, cuidando para que não ocorra atrasos e consequente impacto nos custos”, explica Ricardo Carvalho, diretor comercial de Açúcar & Bionergia da Bunge Brasil, em relato para a imprensa.
Leia também: Bunge tem prejuízo de US$ 14 milhões com açúcar e energia
O produto utilizado nessa operação foi produzido pelas usinas da Bunge em Moema, Guariroba e Ouroeste, localizadas no interior de São Paulo, e a quantidade exportada corresponde a 900 caminhões tanques.
“Boa parte do etanol fabricado nas usinas da Bunge no Brasil é comercializado no mercado interno. A exportação só acontece quando há uma janela de oportunidade, que foi o caso desta grande operação”, conclui Carvalho.