Usinas

Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam cooperação no campo de energia renovável

Memorando entre os dois países prevê prospecção de novos negócios e desenvolvimentos de projetos, como no de Descarbonização da Amazônia

Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam cooperação no campo de energia renovável

O Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos assinaram,  nesta quarta-feira (14/6), memorando de entendimento para cooperação no campo de energia renovável.

Silveira recebeu a ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem Al Hashimy (foto), juntamente com sua comitiva do governo – também composta por investidores árabes, para um encontro para discutir as parcerias entre os dois países, principalmente no fomento à geração e uso de energias renováveis e prospecção de novos investimentos no Brasil.

“Nós identificaremos e trabalharemos juntos para estabelecermos projetos produtivos na área de energia verde que serão importantes para o Brasil e serão também para os investidores e os fundos dos Emirados Árabes. Vamos buscar soluções práticas e convergentes que possam minimizar a questão climática e com impactos diretos para a nação brasileira, que ainda sofre com as desigualdades. Nós não decepcionaremos os investidores que aqui venham contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou o ministro Alexandre Silveira, reforçando o trabalho para garantir previsibilidade e segurança jurídica aos investidores.

LEIA MAIS > Bonsucro busca melhorar acesso do mercado a seus produtos certificados

Um dos projetos destacados por Silveira foi o de Descarbonização da Amazônia. O ministro afirmou que os EAU poderão ajudar no desenvolvimento do projeto, inclusive na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), que será realizada em Dubai, no final do ano. A previsão é de que a COP-30 seja realizada na Amazônia.

“É um projeto muito ambicioso e de repercussão mundial. Todos sabemos o que a Amazônia representa para o mundo, então nós iniciaremos o projeto para transformar a energia nos sistemas isolados que hoje ainda são a combustível fóssil em energia limpa. Temos muito interesse na participação dos Emirados Árabes no desenvolvimento das ações”, destacou o ministro.

O memorando

O memorando firma o compromisso dos dois países em colaborar no campo das energias renováveis, hidrogênio verde e de baixo carbono, conversão de energia e tecnologias de descarbonização e biocombustíveis, além do intercâmbio e criação de redes de informação e o compartilhamento de experiências em assuntos relacionados à regulamentação.

Banner Evento Mobile