
A Biosul abriu a Expocanas com um relatório sobre a safra recorde em Mato Grosso do Sul. Durante o ciclo 2023/24, foram processadas 52,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, resultando em 3,8 bilhões de litros de etanol (+15%) e 2,2 milhões de toneladas de açúcar (+50,9%).
Além disso, a biomassa da cana contribuiu positivamente para a geração de energia elétrica, com 2 milhões de MWh (+8,6%) exportados para a rede nacional.
A apresentação na Expocanas foi conduzida pelo presidente da Biosul, Amaury Pekelman, que destacou o papel consolidado de Mato Grosso do Sul no cenário nacional de bioenergia.
LEIA MAIS > Exportação de açúcar cresce 48,8% em março em comparação ao mesmo período do ano passado

Durante a abertura da Expocanas, o governador Eduardo Riedel reforçou o compromisso do estado em promover um ambiente favorável para a produção de energia limpa e renovável. Riedel anunciou uma redução significativa na alíquota de ICMS sobre biometano, de 17% para 1,8%, como medida para estimular o setor de bioenergia e aumentar sua competitividade.
Destacando investimentos no setor, a Atvos anunciou um aporte de R$ 350 milhões em Nova Alvorada do Sul para a produção de biogás e biometano.
LEIA MAIS > Usinas Batatais e Cevasa promovem II Encontro Técnico para fornecedores de cana

A cerimônia de abertura da Expocanas contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Jaime Verruck (secretário de Estado – Semadesc), Bruno Bastos (secretário-executivo de Qualificação e Renda), Rogério Beretta (secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável) e outros representantes de destaque do setor sucroenergético.