Usinas

Biosul abre programação da Expocanas com balanço de safra recorde em MS

Além dos dados de produção, o presidente da entidade que representa o setor de bioenergia fez um panorama do setor e os impactos positivos na economia do Estado

Biosul abre programação da Expocanas com balanço de safra recorde em MS

A Biosul abriu a Expocanas com um relatório sobre a safra recorde em Mato Grosso do Sul. Durante o ciclo 2023/24, foram processadas 52,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, resultando em 3,8 bilhões de litros de etanol (+15%) e 2,2 milhões de toneladas de açúcar (+50,9%).

Além disso, a biomassa da cana contribuiu positivamente para a geração de energia elétrica, com 2 milhões de MWh (+8,6%) exportados para a rede nacional.

A apresentação na Expocanas foi conduzida pelo presidente da Biosul, Amaury Pekelman, que destacou o papel consolidado de Mato Grosso do Sul no cenário nacional de bioenergia.

LEIA MAIS > Exportação de açúcar cresce 48,8% em março em comparação ao mesmo período do ano passado

Pekelman compartilhou projeções otimistas para os próximos ciclos, indicando um potencial significativo de crescimento. Ele também ressaltou os impactos positivos do setor na economia estadual, com 19 indústrias bioenergéticas em operação, injetando mais de R$ 1,2 bilhões em massa salarial e representando 16,5% do PIB Industrial.

Durante a abertura da Expocanas, o governador Eduardo Riedel reforçou o compromisso do estado em promover um ambiente favorável para a produção de energia limpa e renovável. Riedel anunciou uma redução significativa na alíquota de ICMS sobre biometano, de 17% para 1,8%, como medida para estimular o setor de bioenergia e aumentar sua competitividade.

Destacando investimentos no setor, a Atvos anunciou um aporte de R$ 350 milhões em Nova Alvorada do Sul para a produção de biogás e biometano.

LEIA MAIS > Usinas Batatais e Cevasa promovem II Encontro Técnico para fornecedores de cana

Para o ciclo 2024/25, a Biosul projetou um aumento no processamento de cana, estimando 53,1 milhões de toneladas e uma produção de 4,5 bilhões de litros de etanol, 2,5 milhões de toneladas de açúcar e 2,5 milhões de MWh de bioeletricidade. Essa estimativa considera a entrada em operação de novas unidades em 2024, bem como um aumento na participação de etanol de milho e a introdução de novos produtos no portfólio de bioenergia, como biogás e biometano..

A cerimônia de abertura da Expocanas contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Jaime Verruck (secretário de Estado – Semadesc), Bruno Bastos (secretário-executivo de Qualificação e Renda), Rogério Beretta (secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável) e outros representantes de destaque do setor sucroenergético.