Usinas

Bactéria Azospirillum apresenta potencial para aumentar produtividade da cana

O uso de técnicas baseadas em biotecnologia, como os inoculantes microbianos, será um dos temas do próximo CANABIO 2023

Bactéria Azospirillum apresenta potencial para aumentar produtividade da cana

Aumentar a produtividade do canavial e garantir retorno financeiro de forma sustentável. Isso é tudo o que o produtor deseja. O uso de tecnologias baseadas em biotecnologia, como os inoculantes microbianos, desponta como uma opção promissora para alcançar esses objetivos.

“A cada dia inoculantes com bactérias, como Azospirillum, ganham destaque como estratégia agrícola, pois promovem sustentabilidade, crescimento vegetal e aumentam a estabilidade e a produtividade agrícola. Em particular, para a cana-de-açúcar, o uso de tecnologias com esses apelos faz ainda mais sentido, uma vez que tem sido explorado apenas 60% do potencial produtivo desta cultura”.

A afirmação é do professor titular da Unesp de Botucatu, Carlos Crusciol, um dos especialistas mais renomados quando o assunto é biotecnologia.

LEIA MAIS > Produção de etanol de soja começa a dar seus primeiros passos

Em artigo, publicado no European Journal of Agronomy (IF: 5.722), o professor Crusciol mostra que a inoculação com Azospirillum é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade de colmos da cana-de-açúcar.

“Tanto no sulco de plantio e no tratamento de soqueira (via drench) quanto via foliar, no estádio de pleno perfilhamento. De maneira geral, não constatamos incrementos nos teores de nitrogênio foliar, bem como dos demais nutrientes. Contudo, houve aumento significativo na produtividade de colmos (TCH), entre 10 a 20%, com doses acima de 5 × 10^10 UFC/ha até 15 × 10^10 UFC/há”, informa o artigo.

Segundo Crusciol, este resultado foi decorrente da maior população de colmos industrializáveis, bem como do maior porte destes colmos, tanto em cana planta quanto em cana soca. “Como não houve alteração na qualidade da matéria prima, as duas maiores doses proporcionaram as maiores produtividades de açúcar (TAH) e de produção estimada de energia”, explica.

LEIA MAIS > Exportação de etanol anidro cresceu 139,51% na safra 2022/23

O professor destaca que no meio produtivo existem alguns questionamentos, como qual o melhor estádio fenológico para aplicação? E se a dose de Azospirillum interfere no desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar?

Essas e outras questões, serão tema da palestra que o professor Crusciol fará durante sua participação na edição 2023 do CANABIO, que será realizado nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto-SP.

Nesse retorno ao formato presencial, o CANABIO deve contar com mais de 300 participantes, de 58 usinas. Durante os dois dias serão realizadas mais de 30 palestras, entre cases de usinas e fornecedores, e palestras com os maiores especialistas do assunto no Brasil e América Latina. Todas essas participações fazem do CANABIO, um dos maiores eventos presenciais do país sobre manejo biológico e orgânico.

Para mais informações acesse: www.canabio.com.br