Dados da B3 registrados até o dia 22 de setembro indicam a emissão de 23,55 milhões de CBIOs em 2023. Até a data supracitada, a parte obrigada do programa RenovaBio havia adquirido cerca de 55,96 milhões de créditos de descarbonização.
Esse valor considera o estoque de passagem da parte obrigada em 2021 somada com os créditos adquiridos em 2022 e 2023, até o momento, estejam eles ativos ou aposentados.
O horizonte temporal selecionado cobre as aquisições que compreenderão os créditos utilizados para atendimento das metas de 2022, cujo prazo havia sido postergado, e 2023.
LEIA MAIS > Produção de etanol de milho atingiu 2,75 bilhões de litros
“Recordamos que o prazo para cumprimento da meta referente ao ano de 2022 se encerra em 30 de setembro. As aposentadorias realizadas até o momento já superaram a meta estabelecida para o ano em questão. No entanto, a confirmação do atendimento da meta deve aguardar a verificação do cumprimento ao nível de cada agente individualmente”, afirma a UNICA.
A aposentadoria de créditos indica que, ao menos de forma agregada, não haverá nenhum problema para o pleno cumprimento da obrigação com o Programa, cujo período de atendimento mais brando somou 21 meses.