O segundo dia da Fenasucro & Agrocana 2023 começou com grande foco na indústria. O auditório Zanini recebeu o Seminário “Desafios da Automação Industrial no Limiar das novas tecnologias e tendências mundiais”.
A programação foi aberta pelo norte-americano Donald Bartusiak, presidente da CSI, que destacou a acelerada incorporação de novas tecnologias nas diferentes áreas da indústria. Márcio Venturelli, coordenador técnico do Senai-SP, apresentou a indústria 4.0 e suas potencialidades para aplicações no setor sucroenergético.
Segundo ele, o ritmo de inovações é cada vez maior, o que abre um grande universo de possibilidades, mas também é um grande desafio para todos os players da indústria.
LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro
Desenvolvimento tecnológico
“Abordar na Fenasucro 2023 a indústria 4.0 é importante porque está em sintonia com a necessidade de modernização de todos os elos da indústria sucroenergética – da usina, à cadeia fornecedora de equipamentos e tecnologias”, pontua Libanio Carlos de Souza, vice-presidente do CEISE Br e presidente da Nova Smar.
Souza comemorou a presença, no seminário, de um grande grupo de estudantes do IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) campus Sertãozinho, com o qual a Nova Smar possui parceria focada no desenvolvimento tecnológico e na evolução profissional dos alunos.
Para Paulo Gallo, diretor da Servserth e ex-presidente do CEISE Br, é muito importante para o setor sucroenergético que a Fenasucro promova um evento com foco em questões como automação industrial e inteligência artificial.
Pela relevância do evento, a feira tem condições de dar maior amplitude à divulgação desses temas, que já são muito presentes em outras áreas do conhecimento e que têm tudo para alavancar a agroindústria sucroenergética a um outro patamar.