A Amaggi obteve nesta quinta-feira (11), uma autorização significativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para utilizar biodiesel puro (B100) em sua frota fluvial.
A permissão, concedida para uma viagem específica ainda em fase de testes, determinou detalhes como origem, destino e quantidade de biocombustível necessário. A rota escolhida cobrirá o trajeto entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), navegando pelos rios Madeira e Amazonas, com consumo estimado de 150 mil litros de biodiesel.
Após a conclusão bem-sucedida do teste e a obtenção dos dados de consumo e eficiência, a Amaggi planeja solicitar à ANP a aprovação para uso contínuo do biocombustível em sua frota fluvial.
LEIA MAIS > Campanha Movido pelo Agro – Etanol é lançada em Goiás
Essa autorização representa mais um passo significativo da empresa em direção à descarbonização de suas operações, um compromisso essencial no enfrentamento das mudanças climáticas. Recentemente, a Amaggi anunciou planos para tornar a primeira fazenda do país a adotar o B100 em todos os maquinários agrícolas, além de uma frota de 100 caminhões prontos para utilizar exclusivamente esse combustível sustentável.
O biodiesel B100 utilizado pela Amaggi é produzido em sua fábrica localizada em Lucas do Rio Verde (MT), onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos, consolidando ainda mais seu papel de liderança na promoção de práticas agrícolas sustentáveis.