Usinas

Adesão da Toyota ao ProVeículo Verde incentivará etanol

Unica parabeniza a iniciativa que acelerará o desenvolvimento de veículos menos poluentes

Adesão da Toyota ao ProVeículo Verde incentivará etanol

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) recebeu com entusiasmo o anúncio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a adesão da Toyota do Brasil ao ProVeículo Verde, que incentivará o etanol.

O programa, instituído em março de 2022, incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes com a liberação de créditos acumulados de ICMS.

“No momento em que o mundo luta insanamente por respostas tecnológicas que garantam a redução das emissões de carbono na mobilidade, a Toyota do Brasil e o Governo de São Paulo mostram que o Brasil não será coadjuvante”, comemorou o presidente da Unica, Evandro Gussi.

O apoio governamental viabiliza a execução de dois projetos da montadora japonesa em Sorocaba, interior de São Paulo: a produção de novo veículo compacto híbrido-flex, com o investimento de R$ 1,63 bilhão; e atualização de outro modelo híbrido-flex, com aporte de R$ 61,8 milhões.

LEIA MAIS > Governo alinha diretrizes do Plano Safra 2023/24, com foco na agricultura de baixo carbono

Evandro Gussi

Os projetos foram aprovados em 10 de abril, após análise da Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado, que é composta por integrantes das Secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.

Gussi afirmou que esses investimentos vão alavancar a utilização do etanol e de uma tecnologia que já mostrou ser de sucesso e está sendo impulsionada com dinheiro privado.

“Os créditos de ICMS, a rigor, são ativos das empresas que, por muitos anos, ficaram nas mãos do estado. Com a iniciativa do Governo de São Paulo, o contribuinte recebe de volta o que lhe é próprio e a roda da economia começa a girar, com expressivos ganhos para a sociedade”.

Compromisso

Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas destacou que uma ferramenta poderosa para trazer a confiança de volta é o cumprimento de compromissos. “Temos um compromisso com o crescimento de São Paulo, o desenvolvimento, a recuperação da competitividade, a aceleração de atividades e a geração de empregos. E sobre toda a questão econômica, a gente está pensando, ao fim, nos empregos e nas pessoas”, reforçou.

LEIA MAIS >FFI reforça compromisso com o desenvolvimento de projetos verdes no Brasil

A expectativa da montadora é efetivar cerca de 700 empregos com o novo modelo com motorização híbrido flex, composta por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa – ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração. A tecnologia flex permite que o veículo seja abastecido com etanol.

“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirmou o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

O secretário da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, ressaltou que o Governo de São Paulo incentiva a produção de veículos menos poluentes de forma pioneira e alinhada a uma tendência global. “Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, afirmou. “Também mostra o apoio do Estado no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e sua significativa contribuição para as exportações de produtos industrializados”, completou o secretário.