A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) recebeu com entusiasmo o anúncio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a adesão da Toyota do Brasil ao ProVeículo Verde, que incentivará o etanol.
O programa, instituído em março de 2022, incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes com a liberação de créditos acumulados de ICMS.
“No momento em que o mundo luta insanamente por respostas tecnológicas que garantam a redução das emissões de carbono na mobilidade, a Toyota do Brasil e o Governo de São Paulo mostram que o Brasil não será coadjuvante”, comemorou o presidente da Unica, Evandro Gussi.
O apoio governamental viabiliza a execução de dois projetos da montadora japonesa em Sorocaba, interior de São Paulo: a produção de novo veículo compacto híbrido-flex, com o investimento de R$ 1,63 bilhão; e atualização de outro modelo híbrido-flex, com aporte de R$ 61,8 milhões.
LEIA MAIS > Governo alinha diretrizes do Plano Safra 2023/24, com foco na agricultura de baixo carbono
Os projetos foram aprovados em 10 de abril, após análise da Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado, que é composta por integrantes das Secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.
Gussi afirmou que esses investimentos vão alavancar a utilização do etanol e de uma tecnologia que já mostrou ser de sucesso e está sendo impulsionada com dinheiro privado.
“Os créditos de ICMS, a rigor, são ativos das empresas que, por muitos anos, ficaram nas mãos do estado. Com a iniciativa do Governo de São Paulo, o contribuinte recebe de volta o que lhe é próprio e a roda da economia começa a girar, com expressivos ganhos para a sociedade”.
Compromisso
Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas destacou que uma ferramenta poderosa para trazer a confiança de volta é o cumprimento de compromissos. “Temos um compromisso com o crescimento de São Paulo, o desenvolvimento, a recuperação da competitividade, a aceleração de atividades e a geração de empregos. E sobre toda a questão econômica, a gente está pensando, ao fim, nos empregos e nas pessoas”, reforçou.
LEIA MAIS >FFI reforça compromisso com o desenvolvimento de projetos verdes no Brasil
A expectativa da montadora é efetivar cerca de 700 empregos com o novo modelo com motorização híbrido flex, composta por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa – ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração. A tecnologia flex permite que o veículo seja abastecido com etanol.
“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirmou o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.
O secretário da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, ressaltou que o Governo de São Paulo incentiva a produção de veículos menos poluentes de forma pioneira e alinhada a uma tendência global. “Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, afirmou. “Também mostra o apoio do Estado no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e sua significativa contribuição para as exportações de produtos industrializados”, completou o secretário.