A Adecoagro anunciou a primeira transação de Certificados de Gás Natural Renovável, os chamados GAS-REC, para a Metso Outotec.
Ao todo, foram emitidos 25 mil certificados nesta primeira negociação, que correspondem a 1 milhão de BTU por certificado (equivalentes a 29,4Nm³ de metano).
A planta de biogás da Adecoagro, instalada na Usina Ivinhema no Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, foi a primeira unidade do Brasil a ser certificada pelo Instituto Totum no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável. Este programa realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, e assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano.
De acordo com a Adecoagro, a fabricação de biogás é realizada através da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano.
LEIA MAIS > Safra 2021/22 encerra com moagem de 523 milhões de toneladas de cana
A companhia conta ainda com um acordo com a GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás.
Segundo a direção da empresa, “essa primeira negociação abre um caminho para um novo mercado nacional, unindo empresas que desejam vender os certificados e outras que desejam reduzir suas pegadas de carbono, num mercado onde o lucro é a sustentabilidade de todos”.