Usinas

Adecoagro completa 20 anos de atividades focada na produção eficiente e sustentável de energia e alimentos

Companhia chegou no Brasil em 2004 e hoje atua com destaque no segmento sucroenergético

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Adecoagro completa 20 anos de atividades neste mês de outubro. A companhia, com sede em Luxemburgo e acionistas espalhados por todo o planeta, possui operações na Argentina, Brasil e Uruguai que incluem cereais e oleaginosas, arroz, lácteos, açúcar, etanol, algodão e bioenergia.

Com cerca de 9340 colaboradores, adota um modelo de baixo custo de fabricação, alta flexibilidade e processos inovadores. No Brasil, a Adecoagro chegou em 2004 e tem hoje, três unidades, sendo duas delas no Mato Grosso do Sul, com capacidade de processamento de 13,7 milhões de toneladas de cana por ano e um total de 6.709 profissionais.

LEIA MAIS > Bonsucro Global Week discute sustentabilidade no setor bioenergético

“Nos sentimos honrados em contribuir com o desenvolvimento que veio para ficar, mas queremos mais, ancorando a perenidade de nosso negócio em boas práticas, melhoria contínua e aprimoramentos produtivos, tecnológicos e em processos, sempre atentos a novas oportunidades”, afirma Renato Junqueira Santos Pereira, vice-Presidente de Energia, Açúcar e Etanol da Adecoagro no Brasil.

De acordo com a empresa, uma de suas grandes conquistas ao comemorar duas décadas é a produção de biogás na unidade Ivinhema – MS, sendo a primeira no país a realizar, em 2021, uma negociação de GAS-REC, os certificados de gás natural renovável e rastreável, trazendo com esse pioneirismo novas opções de negócios com uma forte pegada sustentável.

Este ano, a empresa já começa a abastecer 13 veículos de sua frota com biogás e a previsão é que, em poucos anos, possa substituir o diesel por combustível renovável na maior parte de sua frota. A estimativa é substituir 50 milhões de litros de diesel por ano, que hoje abastecem a frota de transporte de cana.

LEIA MAIS > Ministro do Meio Ambiente vê futuro dos transportes na combinação hidrogênio e etanol

Renato Junqueira Santos Pereira

Para chegar ao atual estágio de desenvolvimento, a Adecoagro cresceu consistentemente no Brasil. Em 2005, adquiriu a Usina Monte Alegre, em Minas Gerais. No ano seguinte começou a formação de seus canaviais e a construção da Usina Angélica, no Mato Grosso Sul, inaugurada em 2008.

Três anos depois, em 2011, as ações da companhia passaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York e as obras da segunda unidade do cluster de MS tiveram início em Ivinhema – inaugurada em 2013.

Nos anos seguintes, outros investimentos foram realizados para aprimorar e diversificar a atuação da Adecoagro no país, como o inovador modelo de safra contínua (2016), a produção de açúcar orgânico na Monte Alegre (2018) e o projeto do biogás em Ivinhema (2019).

A companhia aposta no equilíbrio permanente entre nossas operações e o meio ambiente, no desenvolvimento das comunidades locais, bem como no desenvolvimento, na saúde e segurança dos seus colaboradores, suas famílias e da população. Por isso, fortalece anualmente sua estratégia voltada ao investimento social, aprofundando as iniciativas e inaugurando projetos onde está presente.

LEIA MAIS > Hugo Cagno Filho é eleito Líder do Ano no MasterCana Brasil 2022

Leonardo Berridi

A Adecoagro também investe em um modelo de produção sustentável e eficiente, a partir de ações pautadas para alternativas que promovam a preservação dos ecossistemas e o bom relacionamento com as comunidades do entorno. Tendo diversas iniciativas como o RenovaBio e a GAS-REC, Biofábrica de produção de mudas pré-brotadas (MPB), sistematização do solo, recuperação de áreas degradadas, proteção de matas, APPs e rios, plantio de mudas, uso racional da água, uso consciente de fertilizantes, utilização de adubo orgânico e colheita 100% mecanizada sem o uso do fogo.

Leonardo Berridi, vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Adecoagro no Brasil, reforça que as ações da empresa são pautadas a partir do respeito às pessoas e ao meio ambiente por meio de programas para integrar e potencializar as diferenças, recriar possibilidades e estimular o crescimento de cada pessoa.

“Valorizamos o processo constante de aprendizado e desenvolvimento em sintonia com a sociedade, para criarmos um ambiente interno e externo justo, tal como cuidamos e investimos em práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor”, conclui Berridi.