Usinas

3Tentos anuncia usina de etanol de milho em Mato Grosso

Futura unidade processará 2,1 mil toneladas de milho ao dia, e deve produzir 935 mil litros de etanol e 587 toneladas de DDG

default
default

A construção de uma nova usina de etanol de milho em Porto Alegre do Norte – MT , faz parte do plano do novo ciclo de crescimento da 3Tentos, que prevê investimentos de R$ 2 bilhões. Metade deste montante será destinado a construção da usina, que deve ser concluída em 24 meses.

O restante dos recursos será investido na abertura de novas lojas na região do Vale do Araguaia – MT; ampliação da capacidade industrial do complexo Soja e da produção de sementes e fertilizantes; e investimentos em logística, tecnologia, inovação e novos negócios.

LEIA MAIS > Perspectivas doces para o futuro do setor bioenergético? 

“Desde 2022 até um pouco antes, viemos estudando esse movimento de irmos para uma nova região e também de agregarmos valor a um processamento do milho que é essa cultura tão importante para nós no Brasil.  E naquele momento, já em 2022, nós fomos atrás de profissionais, onde formamos um setor de projetos dentro da empresa focado na indústria de etanol de milho, focado no processamento do milho, focado no mercado de etanol, focado no mercado de DDG e principalmente nessa região onde contempla uma produção de milho já importante, já suficiente para que a gente instale essa indústria lá, mas principalmente com uma capacidade de expansão reconhecida. É bem provável que em pouco tempo essa área de plantio de milho, hoje, dobre”, afirmou o CEO da companhia, Luiz Osório Dumoncel.

A usina será erguida em um terreno de 1 milhão de metros quadrados da FWA 158 Geração, uma companhia que estava sem atividade, em Porto Alegre do Norte. A construção deve levar 24 meses e inicialmente, a indústria processará 2,1 mil toneladas de milho ao dia, deve produzir 935 mil litros de etanol e 587 toneladas de DDG. Além disso, deve produzir 37 toneladas de óleo ao dia e gerar 21 MWh.

LEIA MAIS > Açúcar na corda bamba: quais são os riscos? Entenda as tendências do mercado

Ao desdobrar a utilização dos R$ 2 bilhões de investimentos apresentados, a direção da empresa explica que um pouco mais de 50% do montante será destinado à usina de etanol de milho. Cerca de 280 milhões para as 37 novas lojas. 200 milhões já previstos para o terminal de Miritituba, que será erguido em parceria com a Caramuru Alimentos S/A.  “Nós temos também quatro ampliações previstas, totalizando 260 milhões, e 220 milhões para as avenidas de expansão”, explicou Osório Dumoncel.

“As origens desses recursos são 30% através de geração de caixa da empresa, então a gente entende que esse capex pode ser 30% financiado com o desempenho financeiro da companhia ao longo desses anos, 25% através de operações estruturadas a serem contratadas e 45% através de outras fontes de financiamento de longo prazo”, informou o executivo.

Para João Marcelo Dumoncel, COO da 3Tentos, com os investimentos “nós participamos ainda mais ativamente da transição energética, do crescimento de biocombustíveis, que é notado, que é trabalhado e que está claro para todo mundo a viabilidade e a necessidade que nós, como seres humanos, como humanidade, temos em fazer andar essa transição energética e crescer esse tipo de combustível.

LEIA MAIS > TEAM BUILDING na jornada Agroindústria 5.0:

Temos ali um mercado interno local fortíssimo tanto no norte do Mato Grosso como no sul, no sudeste do Pará de Pecuária. O maior rebanho do Brasil está nessa região. Então é um mercado que é muito importante e muito promissor para consumo do DDG ali num raio bastante estreito na nossa visão. E também mercados ali bem adequados e consumidores que vão estar demandando etanol”, afirmou João Marcelo.

Em 2023, a 3Tentos encerrou o ano com 63 lojas e 3 indústrias de processamento de soja com capacidade total de 6,6 mil toneladas de soja por dia. Dessas indústrias, 2 produzem biodiesel e contam com uma capacidade total de 1.850 m³ por dia.

Em 2030, a companhia projeta estar com 4 indústrias, sendo 3 de processamento de soja com capacidade total de 10,5 mil toneladas de soja por dia e 1 de processamento de milho com capacidade total de 2,1 mil toneladas de milho por dia. O Biodiesel contará com uma capacidade total de 2.500 m³ por dia.