Vinte por cento das unidades produtoras da região Centro-Sul do País deverão antecipar o fim da safra 2018/19 entre um a três meses ante o encerramento da temporada anterior.
A previsão está em levantamento preliminar feito pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgado na quarta-feira (12/09). O encerramento antecipado atinge 20% das unidades amostradas no estudo.
O JornalCana já tinha divulgado no começo de agosto último que muitas das unidades do interior paulista iriam encerrar a moagem com até dois meses de antecedência ante a safra 17/18.
http://jornalcana.com.br/usinas-de-sp-projetam-fim-de-moagem-dois-meses-antes-do-previsto/
Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, explica os motivos do fim antecipado da safra: “a longa estiagem empregou um ritmo acelerado de colheita até o momento [começo de setembro].”
Segundo ele, esse ritmo acelerado de colheita, “aliado à expectativa de queda contínua da produtividade, se traduzirá em menor moagem e em uma longa entressafra.”
Leia também:
http://jornalcana.com.br/ultima-semana-para-se-inscrever-para-o-curso-de-caldeiras-vapor-e-energia/
Em boletim da safra canavieira no Centro-Sul, com dados até o primeiro dia de setembro, a Unica destaca a quebra agrícola.
O documento traz dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) que apontam que o rendimento do
canavial alcançou 70,00 toneladas por hectare colhido em agosto, contra 77,64 toneladas por hectare no mesmo mês 2017 – queda de 9,85%.
No acumulado do atual ciclo até 1º de setembro, essa produtividade atinge 78,44 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, frente a 81,20 toneladas por hectare registradas até a mesma data da safra passada.
“Essa quebra irá se intensificar nas próximas quinzenas, na medida em que a colheita
avançar para áreas mais afetadas pela estiagem e com lavouras mais velhas e, portanto,
com produtividade naturalmente menor”, comenta o diretor técnico da Unica.
De fato, esse incremento da colheita da cana de cortes mais velhos, já diminuiu em 8 toneladas por hectare a
produtividade de agosto comparativamente a julho.
Clique aqui para acessar pdf do levantamento de safra da Unica com dados até 01/09