Os preços no setor industrial iniciaram o ano de 2022 com um aumento de 1,18% em janeiro, na comparação com dezembro de 2021. Na passagem de novembro para dezembro, a variação foi de -0,08%. Os dados são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo IBGE.
LEIA MAIS > Transformação digital, mais um desafio para a indústria da cana
De acordo com o analista da pesquisa, Felipe Câmara, os preços no setor de refino de petróleo e biocombustíveis, depois de caírem 1,54% em dezembro de 2021, aumentaram 2,26%. O setor é também o segundo de maior peso atualmente.
LEIA MAIS > Tereos e BP Bunge realizam operação inédita que dá nova destinação a materiais da indústria
“O setor, como toda a indústria, convive ainda com o encarecimento dos custos de importação de insumos, provocado pela depreciação cambial do último semestre”, afirma o analista da pesquisa.
LEIA MAIS > Raízen conclui aquisição de planta de lubrificantes
Ante a esta dificuldade, é preciso avaliar quais são as alternativas que podem mitigar esses efeitos, principalmente no bolso dos produtores. Esse é o objetivo do primeiro Webinar Sinatub de 2022. Com o tema Alternativas para a Crise no Abastecimento e Preços de Insumos Industriais, o painel virtual que acontece amanhã, 4 de maio, às 19h, reúne:
- José Luiz De Moura, engenheiro químico na Usina Trapiche S/A
- Paulo Ramalho diretor administrativo e de suprimentos da Usina Caeté
- Prof. Dr. Octavio A Valsechi (Vico), UFSCar/Bioenergy Hub
🔔 Para participar gratuitamente acesse o link a seguir e ative o LEMBRETE: https://www.youtube.com/watch?v=uUvyWy1EiV4
Patrocínio
AxiAgro – Sua usina merece mais do que telemetria remota, merece Inteligência e Conectividade que geram ganhos crescentes! Conheça a AxiAgro, plataforma completa de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das máquinas e equipes agrícolas.
S-PAA – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, presente em mais de 70 usinas, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc.