As usinas de açúcar e álcool do Centro-Sul do país reiteiraram o compromisso de garantir o abastecimento de álcool até o final da safra 2004/05, em abril de 2005. Em comunicado entregue ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, na última terça-feira, a Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo) informou que a antecipação da próxima safra, a 2005/06, poderá ocorrer, caso a medida seja necessária.
Levantamento da Unica mostra que a colheita da atual safra pode atingir 330 milhões de toneladas. Até o final de outubro, as usinas processaram 277,1 milhões de toneladas de cana, volume 0,36% inferior sbore o mesmo período da safra anterior. No período, foram produzidos 11,2 bilhões de litros de álcool, volume 6,8% inferior ao ano anterior.
Segundo a Unica, “um maior direcionamento da cana para a produção de álcool vem sendo observado nas últimas semanas, que já passa a responder por 53,2% da moagem, contra os 48,8% observado na quinzena anterior”.
No comunicado, o setor ressalta que há dificuldade em dimensionar com antecedência a demanda interna de álcool, uma vez que há uma demanda extra pelo combustível, explicada em parte pelo aumento indevido da mistura de álcool na gasolina, ultrapassando os 25% permitidos por lei. “O crescimento na demanda interna, da ordem de 12% sobre a safra passada, induz a hipóteses de conversão informal de carro a gasolina para álcool; uso do rabo-de-galo pelo consumidor; prática de mistura de álcool a gasolina superior a 25%”, informa o comunicado.