A Usinas Itamarati protocolou ontem junto ao Governo do Estado do Mato Grosso do Sul o projeto de construção de sua segunda usina no Estado. O projeto está avaliado em R$ 700 milhões para a construção de uma unidade para moer 4 milhões de toneladas.
Com sede em Nova Olímpia (MT), a Usinas Itamarati é uma das maiores do país, com processamento de cana da ordem de 5,2 milhões de toneladas na safra 2005/06.
O local de instalação da nova unidade ainda não foi definido. A usina deverá entrar em operação na safra 2008/09. Na primeira fase, a expectativa é moer entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas.
O Estado do Mato Grosso do Sul conta com 10 usinas produtoras de açúcar e álcool, com a produção de 15 milhões de toneladas de cana.
O grupo é controlado pela empresária Ana Cláudia de Moraes, filha do empresário Olacyr de Moraes. Nos últimos meses, a usina passou um processo de reestruturação acionária e financeira.
A empresa está com uma estratégia agressiva para avançar no mercado de varejo de açúcar. No final do ano passado, o grupo investiu na construção de uma fábrica de beneficiamento e embalagem de açúcar em Piraí (RJ). Essa fábrica tem capacidade para processar 3 mil toneladas de açúcar por mês. O grupo pretende manter os investimentos na região para avançar sobre o Sudeste.