Mercado

Usinas investem em planejamento

As perspectivas baixistas para os preços do açúcar no mercado internacional, projetados pelo mercado para a próxima safra, estão incentivando as usinas sucroalcooleiras a prospectar seus negócios com a ajuda de consultorias especializadas.Com o processo de profissionalização do setor, observado, com mais ênfase, desde a metade da década passada, as usinas também estão planejando seus negócios e trabalhando na otimização de seus custos.”As companhias passaram a trabalhar sua gestão com base nos resultados”, diz o engenheiro Martiniano Lopes, diretor da Business Consulting Service (BSC), unidade de negócios da IBM para consultoria empresarial. Segundo Lopes, por esse conceito o empresário adota o planejamento do caixa a médio e longo prazo, o que ajuda a trabalhar também os seus custos. “Também auxiliamos no planejamento integrado das atividades agrícolas e industriais de cada usina”, afirma.

Para Lopes, esse conceito é importante para estruturar as duas áreas, que antes não costumavam atuar integradas.A percepção de uma nova gestão administrativa do setor sucroalcooleiro começou a mudar a partir da grande crise de preços do açúcar, observada entre as safras 1998/99 e 1999/00, que foi marcada pela superoferta de matéria-prima no país.Lopes foi um dos executivos responsáveis pela reestruturação administrativa realizada pela gigante Copersucar nos últimos anos.

Desde o segundo semestre deste ano, a cooperativa atua com um conselho administrativo e um executivo de mercado.A Usina Açucareira de São Manoel, de São Manoel (SP), a 30 quilômetros de Botucatu, implementou, com a ajuda da consultoria da IBM, a gestão de estoques e de compras, o que ajudou a reduzir os custos da empresa, afirma o diretor da usina Sérgio Nicoletti. Segundo o executivo, a usina passa por um processo de reestruturação desde 1992, quando iniciou o programa de qualidade e de profissionalização da gestão administrativa.Nos últimos três anos, com a capitalização do setor sucroalcooleiro e redução do endividamento dessas empresas, as usinas estão aumentando a demanda pelos trabalhos oferecidos pelas consultorias. Lopes diz que a demanda por esse tipo de consultoria tem crescido a cada ano e cerca de 10 companhias já procuraram esses serviços.