Mercado

Usinas investem em ampliações

Para atender o déficit na oferta de etanol no país e a futura demanda mundial por biocombustíveis, algumas companhias estão investindo em novos projetos e anunciando plano de expansão. Entre elas, a Companhia Energética de Açúcar e Álcool (CMAA – Vale do Tijuco), instalada em Uberlândia (MG), que entrou em operação no início de 2010 e agora prevê um projeto de ampliação da planta para aumentar em uma primeira etapa, a capacidade de moagem para 600 tc/h nas safras de 2012/13, chegando a uma produção de álcool de 1.000 m³/dia e produção de açúcar de 20.000 sacos/dias, capacidades máximas dos equipamentos instalados. Já em 2014, a moagem deve passar para 750 tc/h com ampliação da produção de açúcar para 30.000 sacos/dia e exportação de energia de 58,2 MW.

Atualmente, a Usina está operando na sua segunda safra com moagem média de 9.000 tc/dia, produção de 250 m³/dia de anidro, produção de açúcar VHP de 15.000 sacos/dia e exportação de energia elétrica de 18 MW.

Outra planta que teve iniciou moagem em 2010 foi a Companhia Energética Vale do São Simão, do Grupo Andrade, instalada no distrito de Chaveslândia, no município de Santa Vitória (MG). A intenção do Grupo é atingir a capacidade máxima de moagem da planta de 6.000.000 tc/safra em 2016, com uma estimativa de exportação de energia elétrica de 100 MW. A moagem média atual da planta é de 8.600 tc/dia, com produção de álcool hidratado de 250 m³/dia, produção de açúcar VHP de 15.000 sacos/dia e exportação de energia de 17 MW.

O Grupo Jalles Machado que também investiu na implantação de uma nova unidade, a Otávio Lage/Codora, recém inaugurada em Goianésia (GO), difere-se das demais por possuir particularidades industriais através da utilização de tecnologias de última geração. Entre elas, a instalação de desfibrador de cana vertical alimentado por esteira de borracha e não metálica; sistema de descarregamento de cana preparado para limpeza a seco sem mesa alimentadora de 45 graus; fermentação contínua preparada para limpeza sem interrupção do processo, além de utilização de sistema inteligente de hibernar fermento; pré-evaporação com multirreboilers a placas e processo 100% automatizado. Isto comprova o grande empreendedorismo do Grupo.

A Unidade Otávio Lage tem capacidade de moagem de 1.500.000 tc/safra na primeira fase (357 tc/h), podendo chegar até 2.500.000 na segunda fase (600 tc/h). A capacidade de produção de álcool hidratado instalada é de 125.000 m³/safra. A Codora Energia Ltda conta com uma capacidade total instalada de 48 MW e geração de energia na safra de 147.000 MWh/safra na segunda fase.

Outra Companhia que também investiu no setor nos últimos dois anos foi a Tonon Bioenegia através da implantação da uma nova Unidade, a Vista Alegre. O Grupo também possui Unidade em operação, a Usina Santa Cândida. A Vista Alegre, atualmente, está moendo em média 12.000 tc/dia e produzindo 22.000 sacos/dia de açúcar, 350 m³/dia de álcool hidratado/ álcool anidro, além de exportar de 15 MW a 18 MW de energia elétrica. O projeto de ampliação da planta para a safra de 2013 teve início no mês de setembro deste ano com moagem prevista para 765 tc/h, aumento da capacidade de produção de açúcar para 30.000 sacos/dia e exportação de energia elétrica de 58 MW.

A Reunion Engenharia foi responsável pelos projetos de implantação de todos estes greenfields, desde a escolha do layout da planta, execução dos projetos conceitual e básica e pelo projeto detalhado de implantação, incluindo engenharia de processo, projeto de instalação, projeto mecânico de tanques de processo, projeto de interligações, projeto de estrutura metálica, projeto básico de elétrica, instrumentação e civil, visitas de diligenciamento, acompanhamento de montagem e comissionamento e start up das plantas.

Segundo o engenheiro Tercio Dalla Vecchia, o sucesso destas parcerias é a sinergia e integração com o cliente validada pela qualidade de produção atingida pelas unidades no dia a dia e que vem dando outros frutos. “A Reunion, através da confiança conquistada pelos clientes, foi contratada para as ampliações das Unidades Vale do Tijuco e Vista Alegre, além da ampliação da Unidade industrial e da Unidade termoelétrica da Usina Santa Cândida, outra unidade pertencente ao Grupo Tonon Bioenergia”, declarou.

Para ele, outros empreendimentos ligados à cana-de-açúcar estão em desenvolvimento em diversas regiões promissoras no mercado sucroenergético e, principalmente, no mercado de cogeração.