As companhias Alcoeste, Cosan, Guarani e NovAmérica firmaram um contrato pioneiro de venda de etanol para a Suécia, que atende aos critérios de sustentablilidade exigidos pela União Européia. A operação comercial foi realizada este mês, em parceria com a empresa sueca Sekab, maior compradora de etanol brasileiro na Europa.
A negociação foi intermediada pela SCA Trading, cujo contrato prevê a exportação total de 115 mil m³ de etanol, até fevereiro de 2009. As usinas produtoras passarão por auditorias, feitas por uma empresa internacional, para atestar o cumprimento dos critérios estabelecidos pela UE para importação de biocombustíveis.
As unidades brasileiras terão comprovar a redução da emissão de dióxido de carbono, patamares mínimos de mecanização da colheita, compromisso com a conservação das áreas de mata nativa, tolerância zero ao trabalho infantil e não regulamentado, respeito aos pisos salariais do setor e a adesão e cumprimento das metas estabelecidas pelo Protocolo Agroambiental.