A expansão do setor sucroalcooleiro leva empresários brasileiros e estrangeiros a direcionar investimentos para o Oeste de São Paulo, região que deverá receber mais 9 usinas de açúcar e álcool em 2006 e outras 45 nos próximos cinco anos, num investimento de R$ 6,5 bilhões.
Convidados pela Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar), empresários árabes visitaram a Açucareira Virgolino de Oliveira, em José Bonifácio. Por questões econômicas, os árabes estão interessados na tecnologia empregada pelas usinas na fabricação de açúcar. O açúcar brasileiro é o principal produto importado pelos árabes, que compraram US$ 5,2 bilhões em mercadorias do Brasil em 2005.
A Copersucar não confirmou, mas um técnico que acompanhou a visita disse que os árabes estão interessados investir em usinas de açúcar no Brasil para baratear o preço do produto e lucrar com a atividade. A usina visitada pelos árabes entra em funcionamento em abril. Outras empresas do setor, como a Dedini e Klobitz, também procuram o Oeste Paulista. A Klobitz, especializada em energia renovável, com sede no Recife (PE), instalou filial em São José do Rio Preto . A Dedini, líder na instalação de usinas com sede em Piracicaba, deve seguir o mesmo caminho e instalar uma unidade na região, possivelmente em Araçatuba