Mercado

Usinas de Pernambuco recebem o Top Social

O setor sucroalcooleiro de Pernambuco, formado por 20 usinas filiadas ao Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), firmou parceria com os governos federal, estadual, municipais e com a Unicef para modificar a realidade das famílias em 55 municípios do estado.

O desenvolvimento de um programa assistencial garantiu ao Sindaçúcar o prêmio Top Social concedido pela ADVB-PE (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), que será entregue nesta segunda-feira. “A conduta de nossas associadas nos estimula para uma busca cada vez mais arrojada de novas conquistas. A atual gestão, em equipe e disseminada na cadeia produtiva do nosso setor, vem sendo elaborada de forma contínua e o reconhecimento das iniciativas começa a coroar a qualidade do trabalho”, afirma Renato Cunha, presidente do Sin-daçúcar.

Resgate da cidadania

Ele evidencia que o projeto social em andamento já vem transformando a vida das crianças da Zona da Mata de Pernambuco pois 72.432 meninos e meninas são atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), numa proposta de resgate de cidadania. “A parceria entre as usinas associadas, o governo e o Sindaçúcar foi fundamental para que esse projeto de resgate dessas crianças e adolescentes tivesse êxito. O programa não tem por objetivo criar escolas, mas garantir que todas elas as freqüentem. Muitas das estruturas já existentes nas usinas foram aproveitadas e potencializadas para que o programa pudesse dar resultados no estado.

As usinas colaboram com a cessão da estrutura física, outras mantêm escolas, fornecem merenda escolar, material didático e contratam professores. Algumas chegam a arcar com todas as despesas de manutenção do programa. O importante é garantir o acesso das crianças a uma escola de qualidade”, disse Renato Cunha. O trabalho desenvolvido pelo Sindaçúcar já garantiu ao sindicato o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq.

De acordo com as diretrizes do programa, “as usinas associadas têm o compromisso de impedir a inclusão de crianças e adolescentes no seu processo produtivo e entende que a sua missão integra-se à sociedade para a mudança dessa realidade do trabalho infantil”. O programa prevê uma bolsa para garantir a freqüência escolar em horário integral.

Atualmente 40,547 mil famílias em 55 municípios da zona da mata pernambucana integram o programa através das usinas Bom Jesus, Cachoeira, Interiorana, Cucaú, Vale Verde, Maravilhas, União e Indústria, Pumaty, Usivale, Petribú, Una Açúcar e Energia, Ipojuca, Cruangí, Santa Tereza, Salgado, Catende, Trapiche, São José, Pal e Central Olho D´água.