As usinas de açúcar e álcool de Minas Gerais já moeram mais de 50% da safra 2004-05 de cana-de-açúcar do Estado. Levantamento do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool do Estado mostra que até o dia 1o de setembro a moagem atingiu 12,8 milhões de toneladas, volume 10% maior que o industrializado no mesmo período do ano passado (11,05 milhões de toneladas).
O Estado conta com 21 usinas sucroalcooleiras. Na próxima safra, a 2005/06, mais quatro usinas de açúcar entrarão em operação. Entre elas, dos grupos Tércio Wanderley e Triunfo.
A produção total de cana em Minas está estimada em 21 milhões de toneladas de cana, volume 11% superior ao industrializado em toda a safra 2003/04.
A produção de açúcar no Estado está estimada em 1,5 milhão de toneladas, 12% acima do ciclo anterior, de 1,346 milhão de toneladas. Em relação ao álcool, a produção está estimada em 823 milhões de litros, 3,1% acima da safra passada.
Ao contrário dos outros Estados do Centro-Sul do país, o clima não chegou a prejudicar o andamento dos trabalhos nos canaviais em Minas Gerais.
A região Nordeste do país, responsável por 15% da safra total de cana no Brasil, deve intensificar esta semana a moagem na região. Há duas semanas, algumas usinas de Pernambuco, Alagoas e Paraíba iniciaram a industrialização da cana.
As primeiras estimativas para a região é de que a colheita atinja 63 milhões de toneladas, superior aos 59,5 milhões de toneladas da safra passada. O clima também tem beneficiado o início da colheita e o desenvolvimento da safra no Nordeste.