Mercado

Usinas buscam novas tecnologias na área de manutenção industrial

O 4° Congresso Brasileiro Agroindustrial “A Usina em Manutenção”, que termina hoje (11/2) em Ribeirão Preto (SP), reuniu aproximadamente 200 representantes de usinas e empresas fornecedoras de serviços que buscam as últimas tecnologias da área de manutenção industrial.

O evento abordou ontem, sistemas mecânicos, elétricos e térmicos, gestão de manutenção e da motivação.

Antônio Alberto Stuchi, da Açúcar Guarani, apresentou os tipos de manutenção existentes, formas de conservação dos equipamentos, custos, entre outros.

Cesar Faiad, da São Martinho, explicou as formas de gestão da manutenção industrial, formas de intervenção, indicadores.

Djalma Arruda, gerente industrial da Comvap, do Piauí, participou com o objetivo de buscar as últimas novidades da área. “Ainda nos detemos a manutenção corriqueira da entressafra. Estamos iniciando o processo de adaptação porque estamos há pouco tempo nesta unidade, já que foi comprada pelo Grupo Olho d´Água há aproximadamente um ano. Participamos de eventos como este para identificar as tecnologias de ponta e transferí-las para a usina, inclusive fazer visitas em usinas. Planejamos ficar 15 dias na Olho d´Água para assimilar a forma de gerenciamento de manutenção”, enfatiza.

Atualmente a Comvap oferece aos colaboradores treinamentos para exercer os processos mais avançados de manutenção.

Segundo Arruda, os funcionários já tiveram curso de informática voltada à manutenção e a partir de março, estarão recebendo o treinamento na área elétrica.