Mercado

Usinas avisam que garantirão os estoques de álcool na safra

Os estoques físicos de álcool das usinas do Centro-Sul deverão somar 230 milhões de litros no fim da safra 2005/06, em 30 de abril, de acordo com estimativa da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica). Para garantir o volume, as indústrias vão produzir 850 milhões de litros em abril. Sem a antecipação da moagem, que tradicionalmente começa em maio, para março, o setor teria déficit de 620 milhões de litros. $

Serão moídas 12,5 milhões de toneladas de cana.

“A necessidade de abastecer o mercado exige moagem de cana que ainda não está pronta”, diz o presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho. Segundo ele, o setor está preparado para a antecipação da safra, embora o custo de produção aumente e o rendimento seja menor. O custo médio de produção de álcool é de US$$ 0,25 por litro no País. “Vamos garantir o abastecimento contínuo e permanente”, diz.

Em 3 de janeiro, os estoques das usinas somavam 3,8 bilhões de litros, volume 17,4% menor que os 4,6 bilhões de litros de janeiro de 2005. No ano passado, os preços nominais do álcool anidro aumentaram 19%, para R$ 1,05325 no Estado de São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).