As Usinas Caeté, Ipê, Dracena, Santa Mercedes, Alta Paulista, Rio Vermelho e Central do Paraná se uniram para apoiar o Projeto Semear, na região de Dracena-SP. Realizado pelo Ibflorestas – Instituto Brasileiro de Florestas, o projeto tem por objetivo ressocializar sentenciados através da construção e gerenciamento de um viveiro florestal para capacitação profissional e produção de mudas nativas. Além de capacitar e gerar empregos, o projeto também vai recuperar áreas degradadas na região. O lançamento do Semear será hoje, 24 de maio, às 14h, no Teatro Municipal, em Dracena-SP.
No viveiro serão produzidas mais de 2 milhões de mudas por ano com padrão de qualidade garantido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.
A usina Santa Mercedes, ainda em fase de construção, já se conscientiza sobre sua responsabilidade socioambiental, aderindo o projeto Semear. De acordo com Nelson Reis de Assumpção, diretor administrativo da usina, a empresa tem como um dos objetivos contribuir com desenvolvimento social e ambiental da região, por isso, o empreendimento buscou parcerias como o projeto para alcançar juntos tal melhoria.
Sobre o projeto
O projeto Semear possui uma ação conjunta entre as Usinas de açúcar e álcool; o Instituto Brasileiro de Florestas; a Promotoria do Meio Ambiente; Prefeitura Municipal de Dracena e penitenciária. Trata-se de uma ação socioambiental que visa o trabalho de ressocialização no centro de detenção Adriano Aparecido de Pieri em Dracena, onde os detentos trabalharão com o cultivo de mudas.