A usina Santa Lydia, sediada em Ribeirão Preto (SP), vai a leilão no próximo dia 27 de novembro. O lance mínimo foi estipulado em R$ 30,7 milhões. O leilão foi determinado pelo juiz do trabalho Rogério Princivalli da Costa Campos, do Tribunal Regional do Trabalho, da 15 Região, para saldar dívidas trabalhistas.
Parte das instalações está arrendada para a empresa Produtora Independente de Energia de Ribeirão Preto (PIE-RP), que utiliza parte da estrutura da usina para co-gerar energia a partir do bagaço da cana. Este contrato de arrendamento é de R$ 12,679 milhões.
Em edital divulgado na semana passada, a Justiça estabeleceu que irão a leilão as terras onde ficam a usina, além da instalação industrial, com todos equipamentos. A usina é considerada de médio porte. A empresa Confiança Leilões, de Ribeirão Preto (SP), foi destacada como a leiloeira oficial. O leilão será realizado na Câmara Municipal de Cravinhos (SP).
O vencedor do leilão terá de depositar 20% do valor total do lance no próprio dia do arremate. Os 80% restantes terão de ser quitados nas 24 horas seguintes, sob pena de perder o sinal em benefício da execução, de acordo com informações no edital.
Controlada por um grupo de empresários da região de Ribeirão Preto, a usina teve sua falência decretada em 1995 e possuía cerca de 300 credores, segundo fontes do mercado. A expectativa é de que o interesse pelo leilão é grande, ainda de acordo com essas mesmas fontes.