Mercado

Usina Santa Lúcia aumenta em 30% a produção de hidratado

A usina Santa Lúcia, em Araras, SP, investiu na otimização do processo industrial e conseguiu um aumento de 30% na produção de álcool hidratado, sem a necessidade de ampliação da planta. Com algumas alterações, realizadas em maio de 2008, a produção de etanol passou de 90 mil para 120 mil litros diários.

De acordo com o gerente comercial da Exal Brasil, Rodney Roston, responsável pelo projeto, a unidade teve a Coluna A potencializada para trabalhar em conjunto com as Colunas B e C. Foram feitas modificações nas bandejas, redimensionamento interno de vertedouros e na área de condensadores, entre outras modificações.

Trabalho semelhante foi efetuado na Usina Vista Alegre, em Itapetininga, SP, cujo projeto foi concluído no início do ano. “Nosso objetivo era ter acréscimo na produção de álcool hidratado, sem investimentos altos, com a otimização obtivemos este aumento sem alteração das instalações da usina” disse o gerente industrial da unidade, Carlos Vencel.

Segundo Roston, além da otimização de processos, empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de reduzir em até 80% o volume de vinhaça produzida. “Com isso as usinas passam a economizar com transporte, manuseio e viabilizam seu sistema de irrigação”, conta.