Mercado

Usina Santa Elisa protege bags de açúcar com Portas rápidas

A Rayflex fabricou e instalou 3 Portas rápidas e automáticas, modelo Vectorflex, na área de armazenagem de bags de açúcar da Usina Santa Elisa (Cia. Energética Santa Elisa), localizada em Sertãozinho, interior de São Paulo.

A instalação das Portas Vectorflex atende exigência da auditoria interna da Usina que determina que o local de armazenagem deve ser totalmente limpo e fechado, o que resulta em total proteção do açúcar armazenado, isento de insetos, fuligem das queimadas externas, aproximação de pombos e qualquer outro tipo de contaminação.

Como uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro do país, a Cia Energética Santa Elisa produz e comercializa, há mais de 70 anos, derivados do processamento de cana-de-açúcar, como, por exemplo, açúcar cristal, açúcar líquido, melaço em pó entre outros.

Fundada por Maurílio Biagi, a Usina Santa Elisa esmaga 28 mil toneladas de cana e produz 1,4 milhão de litros de álcool, 44 mil sacas de açúcar de 50 kg cada por dia e gera 45 MWh de energia elétrica, exigindo o máximo de qualidade de seus produtos e processos. Daí a instalação das Portas Rayflex para a proteção dos locais de armazenagem.

Fabricadas com tecido vinilico de 900g/m2, auto extinguível (anti-chama), dotado de camada de PVC com tramas internas de poliéster, as Portas Vectorflex possuem concepção inovadora que possibilita o uso de estrutura autoportante “sem soldas”, o que está diretamente ligado aos custos e facilidade de manutenção.

Suportam correntes de ar de até 100 km/hora, possuem velocidade de abertura de até 1,0 metro/segundo (a manta vai se dobrando) e fotocélula de segurança que reverte o movimento da porta no trânsito de pessoas/equipamentos.

São fabricadas com largura máxima de 10 metros e medidas superiores sob consulta, nas versões: inox, chapa galvanizada ou com pintura eletrostática epóxi, e são projetadas para atender elevada vida útil.

As Portas Vectorflex estão sendo amplamente utilizadas pelos empresas que atuam no segmento sucroalcooleiro, tendo sido instaladas também nas Usinas Copersucar em Limeira (SP), Alto Alegre em Colorado (PR), Nova América em Tarumã (SP), na Casa Doce (Usina Cerradinho), responsável pela produção do suco concentrado da marca Golly, para citar alguns exemplos.