A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na última sexta-feira (04), a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da primeira usina de etanol no estado do Rio Grande do Sul.
A nova usina utilizará batata-doce como matéria-prima e será construída em uma área de três hectares na cidade de Carazinho.
O empresário Henrique Sudbrack Leonhardt, que trouxe a ideia após uma visita a uma usina no Mato Grosso, identificou no Rio Grande do Sul um grande potencial para produzir etanol a partir da batata doce, já que o Estado é um dos maiores produtores do País.
Segundo ele, mais de 400 famílias da agricultura familiar serão beneficiadas “Essas famílias estão cultivando batata doce há dois anos, com produção específica para a usina na transformação em etanol“, informou.
LEIA MAIS > CEOs informam o que esperar da safra de cana-de-açúcar 2021/22
Cerca de 50 pessoas serão empregadas quando a usina estiver em funcionamento. De acordo com Henrique, a batata doce será 100% aproveitada. O álcool será utilizado nos postos da família e o farelo será vendido para a indústria de ração.
Para a usina começar a funcionar ainda é preciso a emissão da Licença de Operação por parte da Fepam após a solicitação do empresário por meio do Sistema Online de Licenciamento e a análise dos técnicos da Fundação.