Mercado

Usina Marituba substitui sinalizadores a diesel por eletrônicos

A Unidade Marituba, da Usina Caeté, em Igreja Nova, AL, instalou sinalizadores eletrônicos nas principais saídas dos carregamentos ao longo da rodovia AL-110. O equipamento substitui as tochas a óleo diesel usadas para orientar os condutores nas saídas dos carregamentos de cana. De acordo com a empresa, o novo sistema reduz em 74,7% os custos operacionais em relação ao antigo.

Segundo o técnico em Segurança do Trabalho, José da Costa Neves, o método antigo, além de não atender às normas vigentes, representava uma ameaça ao meio ambiente, devido à emanação atmosférica dos gases provenientes da queima do diesel. “Não podemos deixar de mencionar o perigo dos incêndios e das possíveis queimaduras nos colaboradores responsáveis em atear fogo nas tochas”.

O sistema conta com suportes fixos e móveis. Nas principais saídas dos carregamentos, às margens da rodovia AL-110, foram instalados oitos suportes fixos. As bases móveis serão utilizadas em saídas consideradas estratégicas durante a safra 2008/09.

Os sinalizadores ficam a uma distância mínima de 50 metros de cada uma das saídas e funcionam do modo piscante, com baterias de 6V, com duração de até 1,7 mil horas. “Ao descarregarem, as baterias serão devidamente enviadas aos fornecedores para uma destinação final adequada”, disse Neves.