A Pantanal Energia, administradora da Usina Termelétrica de Cuiabá (UTE), retomou a geração de energia, por meio do gás natural, há dez dias, informou ontem a direção da planta. Estão sendo gerados 480 megaWatts (mW), seguindo programação do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Petrobras. Com a geração atual a térmica atinge sua capacidade e funciona a plena carga.
Como frisa a direção da Pantanal Energia, quando em ação, a usina confere mais confiabilidade elétrica para o Estado, além de contribuir para a segurança energética nacional. A energia gerada é transmitida para o Sistema Interligado Nacional (SIN) reforçando-o e tornando-o mais seguro para dar conta do processo de crescimento econômico mato-grossense e brasileiro. Sozinha, a planta consegue suprir cerca de 70% da demanda energética da Capital.
A usina inaugurada no início dos anos 2000 segue como maior empreendimento privado de Mato Grosso, com cerca de US$ 700 milhões investidos na época.
Desde março de 2011, a Petrobras é a titular da energia gerada pela térmica de Cuiabá. Essa parceria foi necessária para viabilizar o retorno da geração da UTE Cuiabá e garantir o fornecimento de gás natural boliviano para Mato Grosso. A Pantanal Energia permanece como proprietária da UTE Cuiabá e segue à frente da operação e manutenção do empreendimento.
Números
A capacidade de geração plena é de 480 mW. O consumo diário de gás natural é de 2,2 milhões de metros cúbicos e o gás natural percorre entre a Bolívia e a UTE um gasoduto de 643 quilômetros de extensão e os dutos podem transportar até 7,5 milhões de m³/dia de gás.