O grupo empresarial Novo Milênio vai colocar em funcionamento, até maio, o parque industrial da antiga Cooperativa dos Produtores de Cana de Mirassol D’Oeste (Cooprocami), MT. Cerca de 80 pessoas trabalham na reforma do setor industrial da usina. A meta é concluir os serviços até abril.
De acordo com Célio Moura, gerente de operações da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco (Cooperb), o funcionamento da usina vai contribuir ainda mais na geração de empregos e com o progresso da região. Célio afirma que cerca de 100 pessoas já trabalham no setor industrial para a manutenção da usina, mas que esse número será ampliado para 150 até o final de janeiro para que a produção de álcool no município possa ser iniciada no dia 2 de maio.
Com o funcionamento da usina, o setor industrial deverá contar com 300 funcionários. “Na área agrícola, para o trabalho braçal, que se inicia em fevereiro, a empresa deverá ter em torno de 200 a 250 pessoas, o que irá perfazer um total aproximado entre 500 a 550 empregos”, diz Moura. Segundo ele, esses trabalhadores serão oriundos dos municípios de São José dos Quatro Marcos, Curvelândia, Glória D’Oeste e Mirassol D’Oeste.
A usina deverá iniciar as atividades com uma capacidade de moagem de 250 mil toneladas de cana. Para ter essa produção na safra 2006/07, o grupo fez o plantio de 2,6 mil hectares de cana-de-açúcar. Além disso, há a previsão do plantio de mais 2 mil hectares neste ano. A Cooperb pretende ainda arrendar mais áreas de terras no município e região para o plantio de cana para as próximas safras. Segundo Célio Moura, a estimativa da usina é produzir cerca de 20 milhões de litros de álcool hidratado, por safra, nos dois primeiros anos de funcionamento.